TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

15

outubro 2012

0

COMENTÁRIOS

Escultura cinética “Fofoque-me” e oficinas “Arduino” focam comunicação e tecnologia aplicada ao dia-a-dia

Escrito por , Postado em Cursos, Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Exposições

fofoque-me-arduino-sesc-ribeirao-01

Em exposição até 31 de outubro na Sala de Internet Livre, o Sesc apresenta a escultura cinética “Fofoque-me”, projeto desenvolvido a partir de um desejo de tornar nossos meios de comunicação digital mais tangíveis e afetivos.

fofoque-me-arduino-sesc-ribeirao-01

A comunicação coletiva é produzida em um espaço físico, por meio de um sistema de propagação de torpedos enviados pelo público ao sistema, que passam por uma série de telefones celulares antes de serem re-transmitidas por um programa de síntese de voz e um megafone.

Os celulares passam essa mensagem entre eles usando um sistema de suportes motorizados que fisicamente os une em sucessão linear. Esse movimento traça um caminho físico para as informações transmitidas, dando localidade, direção e velocidade a um acontecimento digital e invisível.

Ao mesmo tempo, os celulares interferem no que está sendo transmitido devido à suas personalidades e parcialidade e esquecem ou repetem certas palavras, podendo até misturar e transmitir mensagens antigas.

Dando continuidade às atividades, a Internet Livre traz ainda as oficinas “Introdução ao Arduíno”, sob orientação de Tiago Martins e “Arduino”, orientação de Radamés Ajna, educador, hacker-artista, bacharelando em Física pela USP e criador do Hacklab no SESC Pompéia.

A primeira apresenta a plataforma Arduino, com noções básicas de lógica de programação e eletrônica. Esta é uma plataforma open-source flexível de linguagem simples – Processing – criada para ser utilizada por artistas, educadores e interessados em geral.

A segunda complementa a primeira, com atividades práticas onde os interessados irão soldar e montar sua própria placa e, posteriormente, aprender a programar o Arduino para controlar os smartphones.

Serviço

Exposição “Fofoque-me” Escultura Cinética

SESC Ribeirão

Sala de Internet Livre

Visitação até o dia 31/10, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e

feriados, das 10h às 18h.

Grátis

Oficina “Introdução ao Arduino”

SESC Ribeirão

Sala de Internet Livre

17, 18 e 19/10, de quarta a sexta, das 18h30 às 21h30.

Grátis

Oficina “Arduino”

SESC Ribeirão

Sala de Internet Livre

Dias 23, 24 e 25/10, terça a quinta, das 18h30 às 21h30.

Grátis

SESC

Ribeirão Preto

Rua Tibiriçá, 50, Centro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>