TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

16

novembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Estela Sokol – Quadros e Esculturas, na Galeria Zipper

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições, Exposições em São Paulo

estela sokol quadro retrato zipper

estela sokol quadro retrato zipperSão Paulo (SP) - No dia 10 de novembro, às 14h, a Zipper Galeria promoveu a abertura da exposição Quadros e Esculturas, primeira mostra individual da artista Estela Sokol na galeria. O catálogo da exposição, que contém texto do crítico Rodrigo Naves, um dos pioneiros no debate sobre artes plásticas no país, será lançado no mês de novembro. No andar superior, o projeto mensal Zip’Up, traz a exposição “Requadros” com obras da artista Mariana Tassinari, com curadoria de Mario Gioia. Ambas as exposições ficam em cartaz até o dia 08 de dezembro.

Na grande sala da galeria, com pé direito de mais de seis metros, serão apresentadas quatro grandes esculturas em mármore e cerca de 20 pinturas. A série de esculturas potencializa a abordagem da cor na perspectiva de Sokol, que utiliza materiais industriais, buscando revelar tons, que, mesmo advindos das cores do mundo, despontam como novidades e certa estranheza, a partir da manipulação da artista.

Já as pinturas, intituladas Quadros, são incomuns por não utilizar nenhum tipo de tinta. A artista esticou e sobrepôs lâminas de PVC coloridos, opacos e translúcidos, entre outros matérias sintéticos, sobre chassis de madeira, criando diversas matizes que mudam conforme a incidência da luz.

“Estela cria passagens tonais sutilíssimas, próximas de soluções de grandes pintores modernos, como Morandi ou Volpi. Em outros trabalhos, a sobreposição das películas produz um resultado ambíguo, superfícies furta-cores que praticamente impedem que identifiquemos o que vai pelo plano dos quadros. E há ainda os quadros em que as diferenciações de cor se mostram mais acentuadamente – lembrando as telas de Eduardo Sued da década de 1980 –, o que dá às cores uma alegria difícil de encontrar nas mercadorias de uma loja qualquer”, explica o crítico de arte Rodrigo Naves.

Estela Sokol 

Nasceu em 1979, em São Paulo, onde vive e trabalha. Ao longo dos últimos 10 anos desenvolveu uma consistente produção, que tem despertado o interesse e o reconhecimento das mais importantes instituições de arte. A artista protagonizou diversas exposições individuais: “Se o deserto fosse laranja a coisa seria cor de rosa”, Museu da Taipa, Macau, 2012; “Secret Forest”, Gallery 32, Londres, 2011; “Licht Konkret”, Galerie Wuensch, Linz, 2011 (esta como vencedora do prêmio Mostras de Artistas no Exterior da Fundação Bienal de São Paulo junto ao Governo Federal); “Clarabóia”, Paço Das Artes, São Paulo, 2010; “Sol de Inverno”, Palácio das Artes, Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte, 2008; “Meio Dia e Meia”, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, 2006, entre outras.

Também participou de relevantes mostras coletivas no Brasil e no exterior das quias destacam-se: III Bienal del Fin del Mundo, Ushuaia, 2011; Mapas Invisíveis, Caixa Cultural São Paulo, 2011; Light Art Bienalle, Linz, Áustria, 2010; Graphias, Memorial da América Latina, São Paulo, 2009; Nova Arte Nova, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, 2009 e Rio de Janeiro, 2008. Foi laureada com diversos prêmios: I Premio Itamaray de Arte Contemporânea, 2011; Temporada de Projetos, Paço das Artes, SP, 2010; Edital Revelação MACC, SP, 2004; Prêmio Projéteis FUNARTE de Arte Contemporânea, RJ, 2005; 34°Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, SP, 2006.

Serviço:

Mariana Tassinari – Requadros

De 10 de novembro a 8 de dezembro de 2012

Zipper Galeria

Rua Estados Unidos, 1494, Jardins – São Paulo – SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>