TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

7

março 2013

0

COMENTÁRIOS

Exposição: Artista plástico Heitor Murat transforma softwares em arte

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

heitor-murat-Galpão-das-Artes-Urbanas-02

O professor de Engenharia de Produção da UFF e artista plástico Heitor Murat, pioneiro na arte informatizada, apresenta nova exposição no Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino de 7 de março a 3 de maio. A vernissage será em 7 de março, às 18h, na Rua Padre Leonel França, s/n, na Gávea.

As obras expostas têm como proposta a transformação de softwares em belos trabalhos, empregando técnicas manuais, fotográficas e computacionais. A criação surge com o uso de tintas biodegradáveis sobre materiais reaproveitados, como papel, madeira, molduras. Os grandes destaques da exposição são as obras: “Trabalhadores do mar”, “Red fantasy”, “Forma dominus 17, “Pérola pêssego”, “Madona carioca”, “Rio skyline” e “Delírio beige”.

heitor murat Galpão das Artes Urbanas 01

Heitor Murat explica que a sua arte digital aproveita a perfeição do computador para introduzir a imperfeição humana. “É uma arte transgressora, que viola alguns princípios da arte contemporânea, tanto na maneira de produzi-la, quanto na de apresentá-la e de vê-la”, esclarece. Sendo assim, o artista usa a maçã como símbolo dessa transgressão, pois a fruta representa a desobediência libertadora de Adão e Eva ao provarem do fruto da árvore da Ciência do Bem e do Mal.

O artista plástico

O cyberartista Heitor Murat já expôs em mais de dez países, tendo obras expostas em coleções particulares na Inglaterra, Escócia, Argentina, Venezuela, Alemanha, Itália, Estados Unidos, França, entre outros. Professor e pesquisador, o artista recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como as medalhas Joaquim Nabuco, Antônio Parreiras, Renoir e Salvador Dali, prêmios dedicados a grandes personalidades em destaque no meio acadêmico, artístico e cultural.

SERVIÇO:

Expo Murat Arte digital Sustentável de Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella
Data: de 7 de março a 3 de maio de 2013
Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas
Local: Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino, Rua Padre Leonel França, s/n, Gávea (em frente ao Planetário) Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>