TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

19

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Exposição de arte digital no Museu Amazônico de Manaus

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

Valter Mesquita - Brumas e outra tardes

A abertura da exposição “Faunos e ninfas num encantado jardim digital”, dos artistas Priscila Pinto e Valter Mesquita, acontecerá dia 8 de junho, às 19h, no Museu Amazônico e promete apresentar um pouco da arte digital produzida em Manaus. O artista plástico Otoni Mesquita é o curador da exposição, que acontece entre os dias 11 de junho a 19 de julho no Museu Amazônico, localizado na Rua Ramos Ferreira, Centro. A entrada é franca.

A parceria entre os dois artistas parte da manipulação da fotografia para criar imagens originais. Valter e Priscila explicam que programas como o Photoshop e recursos próprios de tablets foram usados para gerar as transformações. A ideia é apresentar uma obra diferente da tradicional ao trazer uma aproximação entre arte e tecnologia. Os temas trabalhados passam pela referência a elementos da natureza e sua relação com o homem e seu imaginário.

Palestras sobre arte digital

A exposição “Jardins do artista II/Ninfas e faunos” será acompanhada de uma série de palestras sobre arte digital a serem ministradas ao longo de junho e início de julho no Museu Amazônico. A intenção é auxiliar o público a entender mais sobre essa nova forma de expressão e ajudar artistas que desejam criar obras desse estilo. Vale lembrar que as palestras são gratuitas e os participantes receberão certificado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição disponível no Portal da Ufam (www.ufam.edu.br) e enviá-la para expoartedigital@gmail.com.

Sobre os artistas

Valter Mesquita é artista visual e pesquisador, nascido em Manaus (AM). É formado em Artes Plásticas, especialista em Museologia e em Produção de Material Didático para a Educação a Distância, além de mestre em Ciências da Comunicação. É professor do Departamento de Artes da UFAM, sendo o coordenador do Curso de Artes Plásticas.

Priscila Pinto é artista visual e poetisa nascida em Manaus (AM). É formada em Direito e Artes Plásticas, especialista em Tecnologia Educacional e mestranda em Sociedade e Cultura na Amazônia. Atualmente é professora do Departamento de Artes da UFAM.

BOX 1

O que: Exposição dupla “Jardins da artista II” e “Ninfas e faunos”;

Quando: a partir de 8 de Junho;

Onde: Museu Amazônico, na rua Ramos Ferreira, Centro;

Entrada: Gratuita.

BOX 2

Programação das palestras sobre arte digital

Dia 20/06 – 19h

Prof. Dr. Otoni Mesquita

Palestra: “A Tradição no Novo”. Duração: 2hs.

Local: Museu Amazônico

Dia 27/06 – 19h

Profª. Esp. Priscila Pinto

Palestra: “Processo de Criação na Arte Digital”. Duração: 2hs.

Local: Museu Amazônico

Dia 04/07 – 19h

Profª. Msc. Kasmin Carnevali

Palestra: “Poética digital: potencialidade e multiplicidade”. Duração: 2hs.

Local: Museu Amazônico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>