TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

27

julho 2011

0

COMENTÁRIOS

Fale comigo: O Design e a Comunicação entre Pessoas e Objetos, em exposição no MoMA

Escrito por , Postado em Eventos, Exibições, Exposições

talk to me moma

O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) exibe até 07 de novembro de 2011 a exposição Fale comigo: o design e a comunicação entre pessoas e objetos (Talk to Me: Design and the Communication between People and Objects). Com curadoria de Paola Antonelli e assistência de curadoria de Kate Carmody, Fale Comigo explora a comunicação entre pessoas e objetos. Todos os objetos contem informação que vão muito além de seu uso imediato ou aparência. Em alguns casos os objetos implicam uma interação direta a partir do uso de interface, sistemas de informação, desenho, visualização e dispositivos de comunicação, ou, ainda, podem estabelecer com as pessoas uma conexão emocional, sensual, intelectual.

As peças em exibição vão desde produtos emblemáticos da década de 1960 a vários projetos que estão atualmente em desenvolvimento o que inclui interfaces de computadores e máquinas, páginas web, games, dispositivos e ferramentas, móveis e produtos físicos, ampliação de instalações e ambientes. Um dos projetos que tem chamado a atenção é o Botanicalls, um objeto que abre nova possibilidade de comunicação entre plantas e seres humanos. Um esforço de promover o êxito no diálogo entre espécies.

O projeto visa a inventar novas vias de interação, dando às plantas a oportunidade de requerer a atenção humana quando se sintam descuidadas. A planta, quando descuidada, poderia chamar as pessoas que receberiam a mensagem de texto e poderiam “socorrê-la” mais prontamente. As pessoas têm já internalizada que a atenção lhes é requerida a partir de pistas visuais e auditivas. O projeto demonstra que o uso desses métodos comuns de comunicação humana pode ser expandido para a comunicação interespécies.

Os projetos apresentados na exposição podem ser vistos no site Talk to Me (Fale Comigo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>