TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

9

abril 2012

0

COMENTÁRIOS

Festival de Ideias abre inscrições para a edição 2012

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Festival

festival-de-ideias

Realizado pelo Centro Ruth Cardoso com sucesso em 2011, o Festival de Ideias (FdI) ganha uma nova edição em 2012 e abre inscrições a partir desta terça-feira, dia 10. A iniciativa se propõe a ser uma grande incubadora de inovação para o desenvolvimento social, promoção do empreendedorismo e de soluções criativas. Com foco na cocriação, o FdI tem a internet como base de realização, contando, entre outros, com o apoio da Fundação Telefônica|Vivo.

O Festival estreia em uma nova plataforma – mais potente, social e integrada. Outra novidade é a ampliação dos temas. Nesta edição serão quatro a mais do que no ano passado. Serão eles: Violência, Mobilidade Urbana e Catástrofes Naturais – que já integravam o FdI 2011 –, somados agora a Redes de Aprendizagem, Crowdbusiness, Voluntariado e APPs.

O modelo segue o mesmo. As ideias inscritas na plataforma (http://www.festivaldeideias.org.br) circularão pela rede de abril a maio, período no qual passarão por diversas reuniões de cocriação, sendo modificadas, desenvolvidas e melhoradas. Qualquer usuário poderá fazer comentários, sugerir detalhes e, se for o caso, modificar e republicar a ideia. Os encontros de cocriação acontecerão tanto em São Paulo quanto regionalmente, tendo em vista que inúmeras iniciativas da última edição vieram de outros estados.

Após esse momento de troca coletiva, algumas ideias serão selecionadas por um time de curadores e participarão de um evento presencial no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 11 e 12 de junho de 2012.

A premiação também mudou e ficou mais democrática. Em vez de valores pré-determinados, os curadores vão definir o percentual do investimento-semente que cada uma das ideias selecionadas receberá, permitindo que sejam mais bem estruturadas, tornando-se projetos viáveis.

O FdI é um projeto realizado pelo Centro Ruth Cardoso, em parceria com o V2V, Mandalah e Engaje; com patrocínio da Fundação Telefônica/Vivo, Fundação Lemann, Instituto Unibanco e TAM, além de vários apoiadores.

Para mais informações, dar sua ideia ou interagir com o grupo, basta acessar o site do Festival: www.festivaldeideias.org.br, o blog http://ww.blog.festivaldeideias.org.br ou o Facebook https://www.facebook.com/groups/219514234760244/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>