TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

13

setembro 2012

1

COMENTÁRIOS

Futuros Possíveis: Evento em São Paulo discute preservação de obras digitais e digitalização de acervos

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Mercado da Arte Digital

futuros possiveis conservacao da arte digital

De 1º a 5 de outubro ocorre o simpósio Futuros Possíveis, evento coordenado por Giselle Beiguelman e Ana Gonçalves Magalhães, que visa a discutir temáticas emergentes no campo da preservação do patrimônio artístico cultural, reunindo especialistas na área de conservação de arte digital e digitalização de acervos.

Muitas tem sido as mudanças e as transformações das práticas de curadoria, exibição e conservação das obras de arte vinculadas às tecnologias da informação e comunicação. A contínua produção de obras de arte digital tem levantado preocupações como arquivamento, documentação e conservação da arte.

Futuros Possíveis pode ser um evento ímpar na abordagem dessas temáticas em nosso país. Coloca em evidência a necessidade de elaboração de procedimentos específicos para a preservação da memória de bens culturais que, sendo artes de mídias variáveis, solicitam novas tipologias e formas de preservação, documentação e arquivamento diferentes dos modelos de catalogação das coleções museológicas existentes. Traz, então, à cena, a discussão de teorias de conservação da arte digital, de arquivamento do patrimônio artístico, apresenta estudos de casos.

O simpósio está organizado em quatro eixos temáticos complementares e inter-relacionados: um primeiro “Arquivos do Futuro”, dedicado a novas abordagens em museologia, arquivística e biblioteconomia que lidam com a elaboração de procedimentos para a preservação e coleta de produtos da cultura digital propriamente dita; um segundo eixo “Entre o passado e o futuro” apresentará e analisará experiências de digitalização de diferentes tipos de coleções (impressas, pictóricas, tridimensionais etc), as questões conceituais e jurídicas relacionadas à publicação dessas informações; o terceiro eixo temático “O contra-colecionador” reflete iniciativas pessoais, informais e não institucionais que vem criando uma contracultura do arquivamento e da musealização, para fora das práticas institucionais tradicionais; e o quarto, “Curadoria de informação e estética do banco de dados”, refletirá as novas práticas estéticas e culturais, bem como conceituações específicas e transdisciplinares sugeridas pelos processos de visualização de dados e as novas metodologias de organização e publicação das informações.

Os especialistas participantes dos debates são: Ana Pato, André Stolarski, Annet Dekker, Arianne Vanrell, Beth Saad, Christiane Paul, Cícero Silva, Daniela Kutschat Hanns, Domenico Quaranta, Gabriela Previdello, Gerfried Stocker, Gilberto Prado, Guilherme Kujawski, Gustavo Romano, José Luis de Vicente, Lucas Bambozzi, Manuela Naveau, Monika Fleischmann & Wolfgang Strauss, Paula Alzugaray, Patricia Kunst Canetti, Petro Puntoni, Renata Motta e Rudolf Frieling.

Serviço:

Futuros Possíveis

Local: FAU-USP (Auditório), Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, São Paulo, SP

Dias: de 1º a 5 de outubro de 2012

Programação do evento: Futuros possíveis

http://simposiofuturospossiveis.wordpress.com/programa/

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>