TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

12

novembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Happenings Multiplicidade no Festival Panorama 2012

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Festival

happenings multiplicidade festival panorama 2012

Rio de Janeiro (RJ) - Durante os dias 15, 16 e 17 de novembro, o Festival Panorama 2012 recebe o Projeto Happenings – uma parceria com o Festival Multiplicidade com curadoria de Batman Zavareze. As atrações acontecem no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (CAHO), no Centro. Na programação, uma instalação inédita do grupo musical mineiro O Grivo é o eixo central do evento, que oferece uma diversificada programação com músicos e performers brasileiros e internacionais: Marco Donnarumma, Miguel Ortiz e Anna Weisling (do Sonic Arts Research Center, da Irlanda do Norte), o músico performático Siri, o trio Chelpa Ferro – formado pelos artistas Luiz Zerbini, Barrão e Sérgio Mekler – e ainda Fausto Fawcett, Carlos Laufer e os Robôs Efêmeros.

happenings multiplicidade festival panorama 2012

“O Projeto Happenings em 2012 une forças com o Festival Panorama e o Festival Multiplicidade, se desloca para o Centro Cultural Helio Oiticica e os arredores da Praça Tiradentes numa exigência natural de sobrevivência e reinvenção. Sem perder a pegada dos anos anteriores, queremos promover um radical embaralhamento dos sentidos com suas múltiplas ações coletivas. A intenção é fazer barulho”, explica Batman Zavareze.

No dia 15, o Projeto Happenings traz um espetáculo de biomúsica com a performance de Marco Donnarumma, Miguel Ortiz e Anna Weisling. Os três apresentarão uma pesquisa científica de vanguarda onde utilizam o corpo humano para gerar música, sons e interferências visuais junto a softwares de ponta. Essa pesquisa única e inovadora tem como berço o SARC (Sonic Arts Research Centre), um laboratório multimídia criado com a supervisão do compositor Karlheinz Stockhausen, na Irlanda do Norte.

Marco Donnarumma traz o espetáculo “Hypo Chrysos”, no qual interage com pedras presas aos próprios braços e que, através de seu esforço para arrastá-las, geram sons totalmente novos e imagens, que serão reproduzidas em uma tela no fundo do palco. Miguel Ortiz apresentará uma performance com imagens e sons gerados a partir de ondas cerebrais e também de batimentos cardíacos. Em seguida, Marco e Miguel se juntarão a Anna Weisling para uma performance exclusiva unindo música, alta tecnologia visual e pesquisas científicas inovadoras, três elementos que resultam na vanguarda que o SARC representa hoje.

No dia 16, o duo mineiro O Grivo se junta à dançarina e coreógrafa Thembi Rosa para a performance “1331’’timeline”, quando as duas partes vão buscar ao vivo um diálogo entre som, imagem e movimento. No dia 17, Siri se apresentará com gramofones, rádios e livros antigos; em seguida será a vez do experimentalismo do grupo Chelpa Ferro, de Luiz Zerbini, Barrão e Sérgio Mekler; e, fechando a noite, Fausto Fawcett traz o projeto Favelost – um show inspirado no livro homônimo de sua autoria – ao lado de Carlos Laufer e Robôs Efêmeros.

Happenings Multiplicidade

Dias 15 (quinta), às 19h; 16 (sexta), às 20h; 17 (sábado), às 18h30 

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, 68 – Centro)

Telefone: (21) 2232-4213

Horário da Bilheteria: apenas nos dias de espetáculo, das 16h às 21h

Valor do ingresso: R$ 16,00 / R$ 8,00 (meia)

Formas de pagamento: dinheiro e cartões de débito (Visa e Mastercard)

Classificação indicativa: 18 anos.

15 de novembro, quinta-feira

19 – SARC: Marco Donnarumma + Miguel Ortiz + Anna Weisling/Sonic Arts Research

 

16 de novembro, sexta-feira

20h – Thembi Rosa + O Grivo

17 de novembro, sábado

18h30 – Gramofones: Siri

Chelpa Ferro: Luiz Zerbini, Barrão e Sérgio Mekler

Favelost: Fausto Fawcett + Carlos Laufer + Robôs Efêmeros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>