TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

8

abril 2013

1

COMENTÁRIOS

Henrique Roscoe apresenta “Ponto”, projeto inédito de arte generativa

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

ponto henrique roscoe 02

Em performance ao vivo, sons e imagens sincronizados são tocados em um console construído e programado pelo artista. Projeto é um dos selecionados pela Bienal de Artemídia WRO, na Polônia

ponto henrique roscoe 02

Um jogo de videogame em que você não pode ganhar. Essa é a proposta apresentada pelo artista multimídia Henrique Roscoe em sua performance PONTO, um videogame sem vencedor. Criada como uma crítica a diversos aspectos ligados aos jogos, a performance apresenta sons e imagens sincronizados, tocados em um console construído e programado pelo artista e comandado por joysticks, onde cada elemento faz parte de uma narrativa.

Minha intenção é subverter a lógica dos games antigos, e para isso me utilizo de sua estética, seus sons e características gráficas. Ainda conto com a participação do público, que pode ‘jogar’ comigo durante as apresentações”, conta Henrique Roscoe, que diz que todos os movimentos dos participantes são utilizados na performance. Seu próprio nome já é uma crítica à necessidade de sempre vencer dos jogos digitais; em PONTO, participar da formação de um espetáculo é a maior vitória.

ponto henrique roscoe 03

Sem a necessidade de um computador, a interface criada por Roscoe visa explorar um ramo ainda pouco conhecido no Brasil, o da arte generativa. “Meu instrumento é completamente autônomo, só é preciso ligar as saídas no projetor e no sistema de som. A evolução de cores e sons são criados em tempo real e definidos por parâmetros que eu pré-estabeleço, o que possibilita que prever o resultado final, mas também posso brincar com a aleatoriedade”, conta.

O trabalho de Roscoe ainda é algo novo no mundo das novas mídias. “Construir um jogo do zero, usando programação diretamente no hardware sem precisar de um computador, associado a um conceito pré-estabelecido, são características que ainda não vemos nessa área.

ponto henrique roscoe 05

Outro destaque é a particularidade na criação do som e imagem. Além da preocupação estética, o artista sempre faz alusão ao conceito sendo exposto. “Cada mínimo elemento passa alguma informação sobre o tema que estamos tratando”, diz o artista, como parte da complexidade de seu trabalho

Com duração de aproximadamente 30 minutos, a performance é dividida em 5 temas, como se fossem as fases de um jogo de videogame, e o público pode ver todas as ações sendo comandadas pelos joysticks.

ponto henrique roscoe 06

Colhendo Frutos

O ineditismo do trabalho de Roscoe tem sido bem recebido inclusive internacionalmente. Prova disso é que o artista foi convidado para uma turnê européia que se inicia em maio, e deve passar, entre outros lugares, pela Bienal de Artemídia da Polônia (Roscoe é um dos dois artistas brasileiros a ser convidado), no Athens Video Art Festival, na Grécia, e no Live Performers Meeting (LPM), na Itália.

Projeto HOL

PONTO, um videogame sem vencedor é uma das performances do projeto de audiovisual conceitual criado por Roscoe em 2008 chamado HOL. Com o intuito de fazer uma junção entre arte contemporânea, arte digital e performances audiovisuais ao vivo com a criação de interfaces e instrumentos personalizados, o HOL elege um conceito e, a partir dele, são desenvolvidos elementos de som e imagem que expressam emoções e sensações correspondentes.

O HOL é um projeto de alta tecnologia com influência de música visual, e acontece na forma de performances ao vivo, cuja programação é feita por meio de softwares modulares e generativos. Além disso, o projeto também cria instrumentos próprios, que permitem separação completa do computador e que podem ser programados pelo artista.

Desde 2008, o projeto já passou por diversos países, como Espanha, França, Itália, Grécia, Suíça, Dinamarca, Alemanha, Polônia, Canadá, Bolívia e diferentes Estados do Brasil.

SOBRE HENRIQUE ROSCOE

Conhecido como VJ 1mpar, Henrique Roscoe é um artista digital, músico e curador. Além do projeto conceitual HOL, Roscoe trabalha na área de Live Images, como Video Mapping, criação de instalações interativas, vídeo cenários, etc.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>