TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

16

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

Imagem-Contato: Mostra de Imagem em Movimento

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições, Festival

imagem contato mostra arte video 01

São Paulo (SP) - Em diálogo com a linha curatorial da Mostra SESC de Artes 2012 a mostra IMAGEM-CONTATO propõe abordar a materialidade e a manualidade na arte da imagem em movimento.

O conceito de materialidade foi ampliado para além da matéria – a materialidade no cinema e no vídeo como um ponto de tensão e de contato. Tensão entre a experiência de perceber a imagem projetada e sua bi-dimensionalidade, e de ver através dela como se olhássemos para uma suposta realidade. As obras eleitas afastam-se da estética da mimese e da representação, na direção de uma imagem opaca, transformada, manipulada, construída, com estruturas e processos explícitos; a imagem que afirma a sua presença e convoca o espectador a uma relação tátil, ao contato.

Se por um lado essas obras de alguma forma potencializam a experiência da percepção do espectador, por outro também colocam em questão seu próprio modo de produção. O processo de realização da obra audiovisual torna-se por vezes protagonista da obra em si, elemento poético ou gerador de sentido. Muitos dos artistas selecionados desenvolvem traquitanas, customizam suas próprias câmeras ou interferem manualmente no suporte em si; empregam métodos quase artesanais na produção e manipulação da imagem.

IMAGEM-CONTATO traz a várias unidades do SESC São Paulo mais de 200 filmes e vídeos de artistas de diversas partes do Brasil e do mundo – desde obras já clássicas como ‘Tango’ [1980] de Zbigniew Rybczynski e ‘Neighbours’ [1952] de Norman McLaren, ambos premiados com o Oscar de Melhor Curta-Metragem, ‘Dimensions of Dialogue’ [1983] de Jan Švankmajer, vencedor do Urso de Ouro, e ‘Global Groove’, obra seminal de Nam June Paik – até obras recentes de celebrados artistas contemporâneos e jovens emergentes.

A programação inclui mini-retrospectivas dos artistas pioneiros Nam June Paik, Norman McLaren, Zbigniew Rybczynski, Gunvor Nelson, Stan Brakhage e Jan Švankmajer; uma seleção de obras de outros artistas-referência, como Bill Viola, Gary Hill e Pipilotti Rist; e programas que procuram mapear tendências contemporâneas dentro do recorte proposto, com destaque para as obras de Hans Op de Beeck e Reynold Reynolds.

Entre os brasileiros presentes em IMAGEM-CONTATO, Lucas Bambozzi, Carlosmagno Rodrigues, Dellani Lima e Arthur Tuoto mostram sua produção mais recente, enquanto que Cao Guimarães, Gisela Motta & Leandro Lima, Fernando Velazquez e Rachel Rosalen, entre outros, mostram obras já conhecidas do público paulistano, mas que valem a pena ser vistas e revistas.

A escolha das obras procurou levar em conta a diversidade das abordagens dos artistas em relação a estratégias de criação, técnicas, materiais e suportes, abraçando o caráter múltiplo e híbrido da arte da imagem em movimento. A mostra também assume essa característica ao diversificar na forma de apresentação das obras, explorando a pluralidade da experiência do espectador. Teremos assim projeções em película 35mm e 16mm, sessões de projeção em vídeo em 4 unidades do SESC, e programas em looping dentro de um container itinerante que passará por 3 espaços públicos da cidade. Além disso, durante os 11 dias da mostra, o SESCTV irá apresentar 15 obras por dia durante sua programação.

IMAGEM-CONTATO pretende levantar uma reflexão sobre a imagem em movimento e ao mesmo tempo propiciar uma aproximação com essa arte ainda tão pouco conhecida do público em geral. O SESC, por meio da Mostra SESC de Artes, traz essa possibilidade de quebrarmos barreiras e criarmos uma situação de envolvimento direto do público.

Consulte o site do evento para obter informações sobre a programação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>