TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

10

dezembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Inauguração da Tatlin – Loja de Ação Estética

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

tatlin acao estetica

Rio de Janeiro (RJ) - Festa com performances, falação de poesia, bloco de rua e muitas surpresas marca novo conceito em galeria de arte na Lapa

Capital cultural do país, o Rio de Janeiro inaugura um novo modelo de espaço artístico, a Loja de Ação Estética. Instalada num antigo casarão da Lapa, recentemente reformado, a Tatlin_Loja de Ação Estética extrapola os limites de uma galeria de arte, unindo filosofia, poesia, literatura, educação e, claro, artes visuais no mesmo espaço. Idealizada pelo artista plástico e poeta Silvio Barros, a proposta é repensar o modelo de galeria existente hoje. Não por acaso, a loja abre as portas no dia 11 de dezembro com uma grande festa, liderada pela atriz e poeta Kyvia Rodrigues. A partir das 20h30, a Rua do Senado será fechada para apresentação do poema visual “CiClotron”, de Alexandre Guarnieri. Haverá também falação de poesias, apresentação da bateria do Grêmio Recreativo Cultural Carnavalesco Dragões da Riachuelo, além de artistas com perna de pau. Poetas e artistas do CEP 20000 (Centro de Experimentação Poética, coordenado pelo poeta Chacal), também estarão presentes.
Segundo Silvio Barros, comercializar arte é apenas um dos objetivos da Tatlin_Loja de Ação Estética. A ideia é que a Tatlin se firme como um espaço não convencional para a troca de ideias e criação artística, também com um cunho educacional. “Quero um espaço aberto para as cabeças que pensam arte na cidade, para que os artistas possam discutir e apresentar de forma experimental aqui suas ideias e projetos. Quero um espaço capaz de ajudar a germinar as novas ideias desse verdadeiro celeiro cultural que é o Rio”, diz Barros. Inclusão social é também um dos objetivos da Tatlin, que propõe a diminuição das barreiras entre a arte e o quotidiano da sociedade. A inspiração vem da Arte Povera (Arte Pobre), movimento artístico nascido na década de 60, na Itália.

A Tatlin_Loja de Ação Estética está instalada num casarão de dois andares, na esquina das ruas Riachuelo e do Senado, na Lapa, centro da boemia carioca. Além da loja, com 80 m2, o casarão todo reformado abriga ateliês e escritórios de design. O nome foi inspirado no grande pintor e escultor russo Vladimir Tatlin (1885-1953), primeiro teórico do construtivismo. Já o termo “loja” refere-se ao filósofo e sociólogo Walter Benjamin (1892-1940). “É uma radicalização do conceito benjaminiano do espaço expositório de obras de arte e também uma ironia. Uma galeria nada mais é que uma loja. É um tirar de máscaras, um ‘assumimento’ de que o artista nada mais é que um operário qualificado. Ao ‘desglamurizar’ o mercado de artes, estou pretendendo jogar toda a luz sobre o ato de criar. É o artista em êxtase o que nos interessa, o êxtase de sua criação. Então temos uma loja de ação estética”, explica Barros. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

A programação de exposições no primeiro semestre já está fechada. Em dezembro, estarão pinturas e esculturas em aço, de Silvio Barros. Em janeiro, entram as obras do artista mineiro Eduardo Gripp. Em fevereiro, o espaço será cedido ao artista plástico Antônio Bokell, para um projeto com crianças de rua. Em março, será apresentada a instalação “Solaris”, de Silvio Barros. Em abril, está planejada a primeira retrospectiva da obra do pintor carioca Juliano Guilherme, um dos grandes nomes da pintura brasileira atual. Em maio, está prevista a mostra “Desasilamento”, do poeta e pintor Luis Carlos Xavier (cliente interno do Museu do Inconsciente).

Paralelamente às exposições, acontecerão shows, performances e apresentações artísticas de vários gêneros, ao longo do tempo. De 15 em 15 dias, a Tatlin organizará também o evento “Segundas com Nietzsche”, unindo discussão sobre filosofia seguida de apresentação de banda de jazz. Outro grupo de estudos propõe uma discussão sobre “o que é o atual”, com o sociólogo Roberto Mosca Junior.

SILVIO BARROS

Silvio Barros nasceu no Rio de Janeiro, em 1966. Estudou História e Filosofia na UFRJ. Poeta por vocação, participou do nascedouro do CEP 20000, no Espaço Cultural Sérgio Porto, com Chacal, Guilherme Zarvos, Michel Melamed, Ericsson Pires, Bruno Levinson, Cabelo e Dado Amaral. Lá, fez parte dos grupos “Na Esquina”, “Interferenzia Industriale” e “V. de Verso”. Nessa época, dirigiu e produziu o vídeo ”Unwelt” e lançou a plaquete ”Metafísica Suja”. Organizou no Museu do Inconsciente (no Centro Psiquiátrico Pedro II, Hospital do Engenho de Dentro) a Rádio Parangolé, única rádio diária da América Latina, comandada por clientes psiquiátricos. Participou da montagem de seu poema narrativo ”Poema Crime”, com o grupo de teatro físico ”Coletivo Deleite”, texto esse lançado pela editora Sette Letras, em 1999. Escreveu artigos sobre literatura e arte para o caderno Ideias, do jornal A Notícia, de Santa Catarina, onde viveu por oito anos e iniciou a carreira de escultor e pintor, tendo participado de algumas coletivas.

SERVIÇO

Tatlin Loja de Ação Estética

Inauguração

Data: 11 de dezembro de 2012

Hora: 20h30

Local: Rua do Senado, 338, Lapa, Rio de Janeiro (esquina com Rua do Riachuelo)

Tel.: (21) 9176-5806 Entrada gratuita

Atrações: Apresentação do poema visual “CiClotron”, de Alexandre Guarnieri. Falação de poesias. Apresentação da bateria do Grêmio Recreativo Cultural Carnavalesco Dragões da Riachuelo. Artistas com perna de pau.

Artistas participantes: Ale Gabeira, Alexandre Guarnieri, Andrei Mikhail, Bayard Tonelli, Beto Valente, Cairo Trindade e Denizis Trindade (a Dupla do Prazer), Chacal, Clauky Boom e Lucky Leminsky (Kzaw), Dan Juan, Dalberto Gomes, Du Gripp, Elaine Pavolid, Juliana Hollanda, Justo D’Avila, Kyvia Rodrigues, Mano Melo, Pedro Poeta e Pedro Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>