TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

23

janeiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Inscrições para o Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa até 29 de janeiro. Prêmio: 15 mil euros!

Escrito por , Postado em Encontros, Eventos, Exibições, Festival

indelisboa

Lisboa (PT) - O Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa – IndieLisboa -  está com inscrições abertas até o dia 29 de janeiro. O concurso irá premiar curtas e longas-metragens de novos realizadores, inéditos em Portugal e finalizados a partir de janeiro de 2011.

O festival integra a lista dos 77 eventos cinematográficos internacionais que contam com o apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine) para a divulgação do audiovisual brasileiro no exterior.  O festival distribuirá prêmios no valor de 15 mil euros ao primeiro classificado, na categoria Melhor Longa, 5 mil euros ao melhor curta e ainda concederá um pêmio para a distribuição de filmes, no valor de  2,5 mil euros. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica do IndieLisboa.

Apoio da Ancine

Desde 2006, o Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais auxilia com serviços e recursos financeiros os filmes nacionais selecionados para festivais realizados no exterior. Com esta iniciativa, a Agência Nacional do Cinema, vinculada ao Ministério da Cultura,  já garantiu a presença de mais de 300 filmes nacionais em centenas de eventos realizados em todo o mundo.

Em 2012, serão contemplados pelo programa os filmes oficialmente convidados a participar dos festivais selecionados pela Ancine. O apoio vai desde a concessão de cópia legendada para envio do filme ao exterior, ao financiamento das despesas com a divulgação e o envio das cópias aos festivais, dependendo da categorai na qual os filmes estão concorrendo.

Sobre o Festival IndieLisboa

As inscrições de filmes para o IndieLisboa’12 poderão ser feitas até ao próximo dia 29 de Janeiro, prazo final para a sua recepção.

A nona edição do festival, que vai decorrer de 26 de Abril a 6 de Maio de 2012, convida todos os interessados a enviarem os seus filmes para se candidatarem à selecção do IndieLisboa’12. O objectivo do festival é continuar a exibir as obras mais interessantes da actual produção cinematográfica portuguesa e mundial.

As inscrições de filmes devem ser feitas online, através do preenchimento de um formulário que pode ser encontrado no site do IndieLisboa após a consulta do regulamento.

Na sua próxima edição, o IndieLisboa manterá a estrutura de programação das edições mais recentes, dando assim continuidade às sete secções oficiais (Competição Internacional, Competição Nacional, Observatório, Cinema Emergente, IndieJúnior, Herói Independente, Pulsar do Mundo) e às três secções paralelas (Director’s Cut, IndieMusic, Sessões Especiais).

A caminho da 9ª edição, o IndieLisboa pretende manter a posição destacada que ocupa entre os eventos dedicados à cultura cinematográfica em Portugal e reforçar a visibilidade internacional junto do meio profissional de forma a continuar a estimular o aparecimento de novos autores em Portugal.

Via @Ministério da Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>