TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

23

setembro 2011

0

COMENTÁRIOS

INSTANTE, Arte e Tecnologia no SESC Campinas

Escrito por , Postado em Cursos, Encontros, Eventos, Exibições

instante_sesc

Campinas (SP) – [ I N S T A N T E ] [ EXPERIÊNCIA / ACONTECIMENTO EM ARTE E TECNOLOGIA ]

Projeto do SESC Campinas reúne, pela primeira vez, obras de 22 artistas e coletivos de arte que desafiam a percepção sensorial dos visitantes, e programação paralela de cursos, oficinas, mesas de debate e performances audiovisuais.

Uma exposição inédita no Brasil, concebida e realizada pelo SESC Campinas, que privilegia o encontro entre arte e tecnologia e promove a interação do visitante com a obra. Assim é “Instante”, que terá abertura no dia 28 de setembro (quarta-feira), às 20h, no recém-inaugurado Galpão Multiuso do SESC, trazendo objetos, vídeos, instalações, esculturas sonoras e performances, além de apresentações de live arte, que são obras únicas e instantâneas; e exibições de videomapping, projeções em edifícios da cidade, previamente mapeados pelo artista.

A mostra reúne trabalhos de 22 artistas, projetos e coletivos de arte, formando um panorama histórico por meio de obras conceituais, que trouxeram como novidade a apropriação de suportes tecnológicos, comuns ao cotidiano, como o rádio, o vídeo e a televisão e, mais recentemente, suportes digitais interativo.

“Instante” perpassa os últimos 50 anos da produção visual no Brasil, com obras de artistas que se destacam desde os anos 1960 e que romperam não somente com as mídias tradicionais da pintura e escultura – expandindo os limites da arte contemporânea por meio de suportes tecnológicos, audiovisuais e de fácil produção e reprodução -, como foram além da forma, confrontando valores e comportamentos vigentes em cada época.

São nomes reconhecidos nacional e internacionalmente, como Waldemar Cordeiro, Cildo Meireles, Paulo Bruscky, Letícia Parente, Chelpa Ferro, Ricardo Basbaum e Otávio Donasci (alguns dos quais participaram de mostras importantes como as bienais de São Paulo e de Veneza e a Documenta de Kassel) e que desenvolveram carreiras nos institutos e núcleos de faculdades de arte e tecnologia de Campinas e demais cidades paulistas.

Para a abertura, estão agendados três experiências/acontecimentos no foyer do Galpão: as videoperformances “A Ledcriatura Sobrevive ao Videotango” e “A Videocriatura Passeia de Videocleta”, ambas do artista multimídia Otávio Donasci, que desenvolve, há 30 anos, as Videocriaturas – seres híbridos, metade homem, metade máquina; e a projeção “OSMOS”, uma intervenção de videomapping dos grupos audiovisuais e de ambiência sonora Laborg e Liquidus Ambiento, que simularão efeitos de luz sobre detalhes cenográficos da exposição e da arquitetura do galpão do SESC.

Entre as obras que poderão ser vistas até 27 de novembro, estão a videoperformance “Marca Registrada”, de 1974, de Letícia Parente, em que a artista borda, na sola do próprio pé, a inscrição “Made in Brasil”, materializando as ideias de coisificação e pertencimento à terra pátria – em um momento histórico que, como sabemos, reiterava nas pessoas o sentimento nacionalista como apoio ao regime militar; e a instalação “Haarp Radio”, de 2006, do artista e professor da Unicamp Marco do Valle, versão bastante reduzida do polêmico Programa de Pesquisa de Ativação de Alta Frequência Auroral (Haarp), dos Estados Unidos, localizado no Ártico, um transmissor de ondas eletromagnéticas que, segundo ativistas e até cientistas, trata-se de uma arma com o poder de interferir no clima do planeta.

“Instante” também permite ao visitante criar experimentos através de dispositivos eletrônicos, mesas de luz e som; e oferece uma programação paralela à exposição, com oficinas e bate-papos com artistas e especialistas como Marcio Harum, Christine Mello, Luis Dinis, Silvio Ferraz, Ana Godoy, André Parente, Antonio Carlos Amorim e Daniel Lins fim de discutir e desenvolver temas e processos de trabalho em arte e tecnologia.

Fruto de uma proposta curatorial colaborativa do SESC Campinas, “Instante” teve como ponto de partida e referencial conceitual o pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze, de que o instante de uma transformação não localizável, aquela que torna uma experiência singular, vale não pelo que acontece, mas pelo que nos acontece. instante fugaz, inenarrável.

[ ARTISTAS DE INSTANTE ]

Waldemar Cordeiro, Paulo Bruscky, Letícia Parente, Cildo Meireles, Otavio Donasci, Anna Bella Geiger, Regina Silveira, Paulo Nenflídio, Rejane Cantoni e Daniela Kuschat, Luciana Camuzzo, Beto Shwafaty, Artemis Moroni e Jônatas Manzolli (NICS/UNICAMP & CTI/DRVC), Ricardo Basbaum, SCIArts – Equipe Interdisciplinar e Edson Zampronha, Leandro Lima e Gisela Motta, Raquel Kogan, Fabiano Onça e Colmeia, Graziele Lautenschlaeger, Chelpa Ferro, Detanico & Lain, Rafael França, Marco do Valle.

[ LIVE ARTE E VIDEOMAPPING ]

Homemáquina | VideoAtaq Itinerante (Integrantes: Guigga Tomaz e Jodele Larcher) – data surpresa; OSMOS | Laborg (Integrantes: Alexandre Sahade Gonçalves, Charlie de Oliveira e Fernando Yuji Added; Músicos: Gilvanir Duarte Dias e Sandoval Junior Paixão a.k.a Master San) – 28/09;

Cotidiano | Grupo Mesa de Luz (Integrantes: Hieronimus do Vale, Marta Mencarini e Tomás Seferin) – 05/10;

x=x | HOL – 05/10; Ressaca | Bruno Vianna e Rodrigo Marçal – 05/10;

VideoMapping | VJ Spetto / United VJs | Videomapping na CATEDRAL de Campinas (Integrantes: VJ Spetto, VJ Roger S e VJ Erms) – 11/10;

STORM | luiz duVa (Integrantes: luiz duVa e Manuel Pessôa) – 26/10;

Videomapping com VJ Spetto (Integrante: Ricardo Spetto) – 12/10;

.:in||out:. | vjpalm + convidados (Ricardo Palmieri, Michele Navarro, Alexandre Porres, Danilo Oliveira, Grasiele Sousa, Andreia Yonashiro, Carolina Navarro – 26/10;

Ícone | BijaRi feat. f!r? | Videomapping no Balão do Castelo (Integrante: BijaRi+f!r?) – 1/11;

Apropriação Eletromagnética | Panetone (Integrantes: Cristiano Rosa – Panetone) – 09/11;

CICLOPOLICLOP | A_Factory Tranzmidias (Integrantes: Pedro Paulo Rocha, Fernando Falcoski, Caleb Mascarenhas, Paloma Kliss, Carlito Moreira, Gabriel Brito Nunes, Carolina Sudati, Thais de Thais de Almeida Prado, Flavio Limasou, Glamour Garcia, Maurício Coronado Junior, Lucia Galvão e Danilo Barros) – 09/11;

da obsolescência programada, em 3 atos | Lucas Bambozzi, Paulo Beto e Jarbas Jácome – 23/11;

Caixa Prego | Embolex (Integrantes: Fernão da Costa Ciampa, Pedro Aguiar Angeli, Cristian Bueno Garcia, Sylvio Guilherme Yang Jaguaribe Ekman e Erico Theobaldo; Participação especial: Rodrigo Brandão (Mamelo Sound System) e Dengue (Nação Zumbi) - 23/11

Serviços

- Horário de funcionamento: 9h às 21h (terça a sexta); 9h30 às 18h (finais de semana e feriados).

- A exposição e suas atividades são gratuitas e livres para todos os públicos, exceto os cursos e oficinas, que custam de R$ 5,00 a R$ 20,00.

- Presença de equipe de educadores para receber e atender o público.

- Visitas de grupos com duração aproximada de duas horas (uma hora de visita + uma hora de atividade extra de aprofundamento/vivência em produção artística).

- Visitas agendadas: marcadas com antecedência, no SESC Campinas.

- Atividades paralelas à exposição: oficinas e cursos de apresentação, familiarização e experimentação de diversos procedimentos abordados no projeto.

- Local: Galpão Multiuso do SESC Campinas: Rua Dom José I, 333, Bonfim, 3737-1500.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>