TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

12

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

Mostra 3M de Arte Digital: oficinas de câmeras artesanais e de gambiologia

Escrito por , Postado em Cursos, Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Exposições

mostra 3m arte digital

São Paulo (SP) - A terceira edição da Mostra 3M de Arte Digital começa dia 14 de Agosto de 2012 às 20 horas no Instituto Tomie Ohtake, e tem como curadora convidada Giselle Beiguelman. A Mostra reúne obras de 15 artistas que tem como denominador comum o uso crítico e criativo das tecnologias. Além da exposição, serão oferecidas oficinas e sessões de cinema open air.

Já estão abertas as inscrições para as oficinas de câmeras artesanais e Gambiologia. Além dessas oficinas, entre os días 18 e 25 de agosto (das 17h00 às 20h00), um dos projetos especiais da III Mostra de Arte Digital acontecerá na parte externa do Instituto Tomie Ohtake.

Aproveitando as ondas do edifício, e em cadeiras de praia, o público poderá assistir a um remix de Terra em Transe, de Glauber Rocha, feito pela Cia de Foto, a crítica de cinema Ivana Bentes e convidados. Conversas, pipoca e cervejinha no final.

Veja mais detalhes das oficinas de câmeras digitais e de gambiologia:

Construção de câmeras artesanais – PARTICIPE!

Público: Jovens de 14 a 21 anos

Proposta da oficina

Esta oficina, ministrada pelo artista Dirceu Maués, tem um caráter de experimentação prática combinada a orientações teóricas do processo fotográfico. Os participantes construirão câmeras artesanais e terão a oportunidade explorar as possibilidades criativas desse processo tendo noções de transporte do filme, distância focal, utilização de lentes, acabamento, digitalização e tratamento da imagem.

Dirceu Maués

O artista desenvolve câmeras artesanais para capturar imagens que, digitalizadas e editadas em vídeo, são disponibilizadas na internet. Na Mostra 3M, apresenta o conjunto de suas câmeras artesanais vídeos e fotos inéditas feitas com os dispositivos que elabora.

Onde: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima, 201 – entrada pela Rua Coropés, 88)

Data: 15, 16 e 17 de agosto (6ª, sábado e domingo)
Horário: das 9h às 12h

Quanto: Oficina gratuita
Vagas limitadas

Informações pelo telefone 2245 1937
Ou pelo e-mail setoreducativo@institutotomieohtake.org.br

Oficina de gambiologia

Público: Monitores do Centro Cultural da Juventude

Proposta da oficina

Seleção de componentes, peças e objetos a serem utilizados no trabalho;
Transformação (gambiologização) dos objetos independentes, inserindo eletrônicos como LED’s, circuitos de som e motores.
Montagem do mural na galeria utilizando as várias gambiologias criadas.

Os Gambiólogos

Gambiologia é a “Ciência da Gambiarra”. É pesquisar como a tradição brasileira de adaptar, improvisar, encontrar soluções simples e criativas para pequenos problemas cotidianos pode ser aplicada hoje, no contexto da arte digital.
Os Gambiólogos são um coletivo de artistas de Belo Horizonte – Fred Paulino, Lucas Mafra e Ganso. Influenciados pela Gambiologia, criam artefatos multifuncionais que podem ser reconhecidos como eletrônicos, esculturas ou objetos de disgn.

Onde: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima, 201 – entrada pela Rua Coropés, 88)
Quando: 10, 11 e 12 de agosto (6ª, sábado e domingo)

Horário: das 9h às 12h
Quanto: Oficina gratuita

A obra de arte resultado desta oficina integrará a exposição III Mostra 3M de Arte Digital tendo como co-autoria os integrantes do CCJ que participarem da oficina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>