TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

13

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

Mostra Cinema de Garagem

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Exposições

mostra-cinema-de-garagem

Baseada no livro homônimo de Dellani Lima e Marcelo Ikeda, a Mostra Cinema de Garagem apresenta um panorama do cinema independente brasileiro do século XXI. Os curadores selecionaram 25 longas e 44 curtas, realizados a partir dos anos 2000, que são exemplos vitais das transformações – tecnológicas, estéticas, éticas e políticas – por que passa o cinema brasileiro de hoje.

São filmes de uma geração jovem feitos não visando sua inserção no mercado, como meros produtos da indústria cultural, mas que são primordialmente expressões das visões de mundo e de arte de seus realizadores. Filmes realizados em diversas regiões do país, com um modo de produção colaborativo, em que a organização das equipes de filmagem acontece de forma mais flexível. Filmes moldados a partir do próprio processo de filmagem e de edição do material filmado, mais do que previamente demarcados a partir de um roteiro e de uma decupagem prévios. Filmes que exploram as fronteiras entre os gêneros cinematográficos, entre a ficção, o documentário e o ensaio visual, dialogando com outras expressões artísticas (a performance, a dança, as artes visuais, o teatro, …). Filmes que se abrem para outras formas de organização narrativa, como um “cinema de fluxo” permeado por relações sensoriais mais livres, menos esquemáticas.

Além dos filmes, a Mostra se complementa com um ciclo de debates, composto por cinco mesas em que críticos, pesquisadores e realizadores discutem algumas das características dessa cena e lançam desafios para essas produções. Compõe o ciclo a realização de cinco sessões comentadas, com conversas com o público sobre o processo de realização de cinco longas-metragens, com a presença dos próprios realizadores desses filmes. Por fim, o catálogo-livro da mostra contém 12 artigos, escritos por críticos, pesquisadores e artistas, que analisam aspectos centrais desse contexto de realização, ampliando o debate crítico.

Dessa forma, esperamos que a Mostra Cinema de Garagem seja uma oportunidade para que o público cinéfilo tenha acesso a filmes ainda pouco vistos, fornecendo elementos para um debate crítico sobre o estado das coisas do cinema brasileiro de hoje.

Serviço

Local: CAIXA Cultural Rio

Data: de 24-07 a 05-08

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>