TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

6

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

Mostra de fotografia e vídeo do francês Fabien Rigobert no OI Futuro Flamengo

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

fabien-rigobert-01

Uma das revelações no campo da arte e tecnologia na França, Fabien Rigobert apresenta no Brasil alguns de seus mais emblemáticos trabalhos. A mostra PREDICAMENT (Situações Difíceis), em exibição no Oi Futuro Flamengo, de 24 de julho a 16 de setembro, é composta de vídeos e fotografias, onde o artista pesquisa sobre a perplexidade do homem europeu contemporâneo diante de um mundo em profunda mudança. Assinando a curadoria estão Yann Lorvo e Stéphanie Suffren. A exposição tem patrocínio do Governo do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e da Oi, realização do Oi Futuro e da Aliança Francesa do Rio de Janeiro. O projeto compreende também a edição de um livro trilíngue (português, francês e inglês) sobre a obra do artista, a ser lançado após a exposição.

O século XXI inicia-se com profundas mudanças no panorama político mundial. Estados Unidos e Europa vivenciam sucessivas crises financeiras enquanto assistem o surgimento de novas potências econômicas. Os paradigmas morais e teóricos do homem branco europeu estão abalados, gerando uma crise ideológica e de identidade. Paralelamente, mudanças climáticas ameaçam a vida no planeta em põem em xeque seu modelo de desenvolvimento. Deslocado, confuso, apreensivo, isolado, sozinho, vulnerável, prestes a vivenciar uma tragédia iminente: a obra de Rigobert Fabien pesquisa essa tensão do homem branco europeu contemporâneo. “O que houve comigo e com o mundo? Quem somos? Para onde vamos? Meu trabalho é sobre essa perplexidade”, explica o artista.

No Oi Futuro serão apresentados trabalhos chamados por ele de “programas fotográficos”, que combinam imagens reais com imagens virtuais criadas em computador. Neles, atores profissionais, figurantes e o próprio artista jogam com o isolamento dos personagens e a complexidade das relações que se instalam entre eles, em imagens de extrema ambivalência. A proposta é dizer o mínimo possível para fazer com que o espectador imagine a história pessoal de seus personagens. Estarão lá Flanders (2009), inspirado nos mestres flamengos, como Brueghel, Van Eyck e Bosch, cujas pinturas exploram os demônios e fantasmas dos homens; e Jaywick (2010), que remete às inundações devastadoras de uma cidade costeira da Inglaterra, em 1953. Na parede, será projetado o vídeo Predicament 13 (2011), que retrata uma cena numa cachoeira onde o artista contracena com duas meninas em um ritual de iniciação do Candomblé. Em fotografia, Rigobert expõe mais quatro obras da série Predicament, ampliadas em metacrilato, onde um chefe indígena de uma tribo norte-americana (vestido caricaturalmente como em filmes) divide a cena com o artista que veste roupas pretas.

Num trabalho de extrema sofisticação, as obras de Rigobert refletem momentos de tensão, decadência ou suspense. Nas cenas, não sabemos o que está acontecendo no momento, hesitando entre as questões de proximidade e distância. Numa atmosfera enigmática, as fotografias assim como os vídeos oferecem uma pluralidade de leituras, alterando a percepção de “banal” e questionando a noção de encenação ou realidade das cenas. Nas obras de Rigobert, não se vê improvisação e espontaneidade.

Obras em exposição:

  – Vídeo exibido em LCD: Flanders (2009)

  – Vídeo exibido em LCD: Jaywick (2010)

  – Vídeo projetado sobre a parede: Predicament 13 (2011)

  – 4 fotografias da série Predicament (2007), ampliadas em metacrilato

SOBRE O ARTISTA

Nascido em 1968, Fabien Rigobert nasceu em Calais e vive e trabalha em Roubaix, na França. Desde 2000 participou de mais de 50 exposições em diversos continentes. Em 2000, após participar do Festival Transculturel, em Roubaix (França), exibiu no Congo e em diversas cidades da França. Em 2004, ganhou o prêmio Atadis, em Paris (França). No mesmo ano foi convidado para participar da Art 35 Basel 2004 (Suíça) e suas obras percorreram diversas cidades da Europa e América, como Londres (Inglaterra), Madri (Espanha) e Miami (EUA). Em 2005, exibiu em Londres, Nova York (EUA), Paris, Shangai (China) e Barcelona (Espanha), entre outras cidades. Neste ano, o artista participou também do Festival Némo, Arcadi (França). Em 2006, participou de importantes mostras em Bangkok (Tailândia), Barcelona, Nova York, entre outras. Entre 2007 e 2008, expôs em Paris, Bruxelas (Bélgica), Utrecht (Holanda), Londres, Vigo (Espanha) etc., com destaque para Incredible, Fabrica, Contemporary Art Center, em Brighton (Inglaterra). Em 2009, recebeu o Prix de La Biennale d’Art Contemporain, La Diagonale des Arts, em Cahors (França). Em 2010, expôs em Ekaterinbourg (Rússia), Cambridgeshire, Clacton-on-sea (Inglaterra), Taiwan e em diversas cidades da França.

SERVIÇO

Exposição Fabien Rigobert

De 24 de julho a 16 de setembro

Oi Futuro Flamengo

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro

Tel.: (21) 3131 3060

De terça a domingo, das 11h às 20h

Entrada franca

Classificação etária: Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>