TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

13

março 2012

0

COMENTÁRIOS

Mostra “Projeto 5X5″, até 1º de abril, no Paço das Artes

Escrito por , Postado em Eventos, Exibições, Exposições

projeto 5 x 5 paco das artes

São Paulo - Com curadoria de Priscila Arantes e Adriano Casanova, o Paço das Artes inaugura o Projeto 5 X 5, composto pela exposição individual Ultramar Sur, de Patrick Hamilton, e a mostra coletiva Copa América – Videoarte latino-americana contemporânea, com obras de Alberto Baraya (Colômbia), Alexander Apóstol (Venezuela), Jota Castro (Peru), Teresa Margolles (México) e Wilfredo Prieto (Cuba), selecionadas por Hamilton e Pamela Prado.

O Projeto 5 X 5 busca investigar obras contemporâneas de artistas latino-americanos de cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México – a partir de cinco temas distintos – história, arquivo, identidade, memória e colonização. Este último tema é o mote da primeira edição, que coloca em diálogo dois projetos do artista chileno Patrick Hamilton e a produção videográfica de outros cinco artistas da América Latina.

Para além de encontrar traços semelhantes dos aspectos culturais que compõem a latinidade, o projeto investiga a forma como diferentes artistas trabalham esses cinco temas chave para a formação cultural e política da América Latina.

“A escolha dos temas não é casual. Ela situa-se dentro de uma cartografia e de um momento histórico marcados pela necessidade de revisitar aspectos semelhantes que compõem estes países e de se fazer um exercício de contar a história da arte a contrapelo, como diria Walter Benjamin, apontando, assim, para a importância da produção da América Latina”, explicam os curadores.

Utramar Sur

Diversas mídias, como desenho, objeto e fotografia, compõem as mais recentes obras – Proyeto Lanz (2009) e Proyecto U-Boot (2010) – de Patrick Hamilton, que integram a exposição Ultramar Sur.

Ambos trabalhos possuem um forte traço político e mesclam ficção e realidade. Partem de uma ampla pesquisa sobre o mito do “ouro nazista”, segundo o qual toneladas desse valioso metal confiscadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foram escondidas em tratores da marca Heinrich Lanz AG e em submarinos alemães chamados U-Boot antes de serem desviados para diversos países sul-americanos, entre eles o Chile.

Pertencente à última geração de artistas vinculados à arte neoconceitual, Patrick Hamilton vive e trabalha em Santiago, no Chile. Graduado em pintura, sua trajetória iniciada em 1996 se caracteriza em termos formais e materiais pelo uso do objeto como suporte de expressão, o espaço urbano como rede e pela reflexão sobre a linguagem fotográfica. Em sua produção, a manipulação de objetos e imagens com alto simbolismo social, econômico e cultural é constante.

Copa América – Videoarte latino-americana contemporânea

Com curadoria de Patrick Hamilton e Pamela Prado, a mostra coletiva, composta por vídeos dos artistas Alberto Baraya (Colômbia), Alexander Apóstol (Venezuela), Jota Castro (Peru), Teresa Margolles (México), Wilfredo Prieto (Cuba), busca uma reflexão sobre a arte, a economia, o corpo e a violência distantes de um imaginário clássico latino-americano e de certas visões que assumem uma posição politicamente correta ou complacente.

Os vídeos selecionados privilegiam o enquadramento único e a visão direta e frontal em relação aos temas estabelecidos, utilizando este suporte como ferramenta de registro de ações, comprometidas, sobretudo, com questões sociais e políticas contemporâneas.

[box type="info" color="#1C0007" bg="#FFFFFF" border="#E0E0E0"]Serviço:

até 1º de abril de 2012

terça a sexta das 11h30 às 19h

sábados e domingos das 12h30 às 17h30

Link: Paço das Artes[/box]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>