TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

18

janeiro 2013

1

COMENTÁRIOS

Nam June Paik: o visionário global

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Arte Eletrônica, Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

nam june paik global visionary (1)

Nam June Paik: Global Visionary (Nam June Paik: visionário global) é o título da maior exposicão organizada sobre o trabalho do artista que inventou o conceito de multimídia e foi um dos precursores da videoarte. A mostra ocorre em sua sede central Smithsonian American Art Museum de Washington DC (EEUU) que, em 2009, adquiriu dos herdeiros do artista todo o conteúdo de seu arquivo.

nam june paik global visionary (1)

A mostra, em cartaz até 11 de agosto de 2013, inclui 67 grandes peças e 140 objetos do arquivo, desde velhos aparelhos de rádio e monitores de televisão até manuscritos.

nam june paik global visionary (4)

A exposição, no entanto, não está “presa” às paredes do museu. Nam June Paik: Global Visionary se expande na rede: há um perfil no Flickr com fotos da mostra, um canal de Youtube com vídeos sobre a montagem e desenvolvimento, um arquivo digital interativo da obra polimórfica do artista e suas muitas coleções – jogos, robôs, aparelhos de televisão, jaulas de pássaros, figurinhas de Elvis Presley e Beethoven.Além de tudo isso, se juntam perfis no Facebook e no Twitter (com hashtag #paik).

nam june paik global visionary (10)

Uma das novidades interativas da mostra é o retorno à vida de Flait PaikBot, um dos robôs do artista. Os organizadores convidam a todos a fazer fotos em qualquer lugar do mundo do androide (pode-se baixar uma imagem em PDF) e enviá-las a @PaikBot. Uma seleção de imagens será alojada em Painklandia, um mural de Pinterest sobre as viagens de PaikBot.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>