TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

7

novembro 2011

0

COMENTÁRIOS

O mundo mágico de ‘Alice no país das maravilhas’ na Tate Liverpool

Escrito por , Postado em Eventos, Exibições, Exposições

Piscina de lágrimas, de Kiki Smith.

A partir de hoje, na galeria Tate Liverpool, uma mostra revela o outro lado do espelho de Alice, personagem criado pelo escritor e matemático Lewis Carroll, através de telas, fotografias e vídeos, inspirados em Alice no País das Maravilhas. A exposição apresenta não apenas o manuscrito original que Carroll escreveu e ilustrou para presentar a menina Alice Liddell, em 1864, como obras de artistas como o belga René Magritte, o alemão Max Ernst e o espanhol Salvador Dalí. De Dalí, por exemplo, a mostra reuniu os desenhos que esboçou em 1964 para o filme de Walt Disney Destino, uma animação com reminiscências ao mundo onírico de Alice que se completou em 2003.

Alice in Wonderland - exposição

Tantos outros artistas se inspiraram na obra de Carroll como ferramenta para explorar ideias de percepção, linguagem e realidade. Também compõem a mostra os trabalhos da artista e filósofa analítica norte-americana Adrian Piper, Alice na toca (1966) e a artista japonesa Yayoi Kusama, Happening de Alice no país das maravilhas (1968).

Piscina de lágrimas, de Kiki Smith.

Artistas como Joseph Kosuth apresenta em Relógio (Um e cinco) (1965) aponta para as alterações da lógica presenta na obra de Carroll. Já o alemão Torsten Lauschmann expressa a ilusão de um tempo falso a partir de uma instalação multimídia.

Nyima 445, do artista Annelies Ätrba

O universo onírico de Alice inspiraram a realização de fotografias bucólicas pela norte-americana Anna Gaskell – série Maravilha (1986), bem como a produção de telas cinzentas e um ambiente de pesadelos pela alemã Kiki Smith – Piscina de lágrimas 2 (2000).

Tate Touche from My Madinah: in pursuit of my ermitage, de Jason Rhoades

Os vídeos presentes na mostra vão desde um vídeo de oito minutos filmado em 1903 até o mais conhecido filme produzido em 1951 pela Walt Disney.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>