TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

11

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

Oficina “Audiovisual e interatividade – experimentações com Arduino e PureData” no MAM da Bahia

Escrito por , Postado em Cursos, Destacadas, Encontros, Eventos

Arduino

Aulas fazem parte do IV Módulo de Formação Continuada em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas do projeto FACMIL e acontecem no Museu de Arte Moderna da Bahia

Artistas, universitários e profissionais que trabalham com cinema, audiovisual, arte eletrônica, design e têm interesse em desenvolver produções com tecnologias móveis em espaços urbanos podem participar do IV Módulo do Curso de Formação Continuada do projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), cujo tema é “Audiovisual e interatividade – experimentações com Arduino e PureData”. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 13 de julho, das 14h às 17h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

Os alunos interessados devem comparecer ao MAM, apresentando um mini-currículo, uma carta de interesse e ficha de inscrição preenchida. Os formulários e modelos estarão disponíveis no local.

As aulas acontecem nos dias 4, 5, 11 e 12 de agosto, das 9h às 13h e das 14h às 18h, e serão ministradas por Ricardo Brazileiro e Ricardo Ruiz, com o objetivo de aprofundar conhecimentos em arte e tecnologia, através de discussões e análises sobre processo criativo em obras de artistas contemporâneos, além de aprimorar as produções com a utilização de recursos tecnológicos digitais e mídias locativas. Ao final do curso, os alunos apresentarão um projeto artístico.

Esta é a última etapa do curso de formação continuada (composto por 4 módulos independentes), que proporciona aos alunos aprofundar os conhecimentos em arte e tecnologia, para o aprimoramento da produção através de recursos tecnológicos digitais e mídias locativas.

O projeto, uma realização da Cardim Projetos e coprodução do MAM-BA, tem patrocínio da OI, através do Programa Fazcultura do Governo do Estado da Bahia, e apoio cultural da OI Futuro.

Os professores:

* Ricardo Brazileiro

O pernambucano Ricardo Brazileiro é cientista da computação, pesquisador em arte-eletrônica e interatividade e possui experiências em linguagens experimentais, net.art, computação musical e interfaces sensitivas. Em 2005 iniciou seus estudos, pesquisas e experimentações com organismos e interatividades com softwares e hardwares livres. Entre 2007 e 2010 participou de festivais internacionais de arte e tecnologia, como Submidialogia, FILE, Piksel, Ahackittude, LabSurLab, Dorkbot, FAD, Gambiólogos, Continuum e Festival de Cultura Digital. Em 2010 e 2011 recebeu prêmios de pesquisa da Funarte para intercâmbio em Pontos de Cultura, com o projeto Iluminado e Produção Cultural para Internet, com o projeto Cotidiano Sensitivo. Recentemente recebeu menção honrosa no Festival Vivo Arte.Mov 2012 com o projeto 3CO – Ecossistema do Sensitivo, e foi premiado com o mesmo trabalho no 48º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco de 2012. Atualmente é mestrando do Centro de Informática da UFPE e sócio do lab 3Ecologias.net.

* Ricardo Ruiz

Designer de hipermídia e comunicólogo, participou de equipes de desenvolvimento de softwares e programas de inclusão digital em coletivos independentes, a exemplo de radiolivre.org, centro de mídia independente e mídia tática brasil, além de participar de iniciativas estaduais e federais com foco em cultura de minorias.

Foi um dos organizadores da ação Cultura Digital do programa Cultura Viva (Ministério da Cultura) e consultor para os programas GESAC (Ministério das Comunicações), Casa Brasil (Ministério da Ciência e Tecnologia/Ministério da Casa Civil) e para a implementação do Núcleo de Cultura Digital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Foi premiado pela Andy Warhol Foundation e New Radio and Performing Arts em 2005 e Pelo Ministério da Cultura – Prêmio Tuxaua – em 2009. Organizou e participou de dezenas de festivais, encontros e seminários sobre mídia, arte, sociedade, tecnologia e cultura em em todo o mundo. Foi curador de mostras de arte para iniciativas públicas e privadas. É membro fundador do Des).(centro – nó emergente de ações colaborativas, instituto de pesquisa em tecnologias da informação e cultura. Atualmente é consultor em informática para a Fundação José Bonifácio/ECO-UFRJ e sócio-presidente da 3ecologias.net, empresa de soluções sustentáveis em tecnologias da informação e cultura.

Serviço:

Encerramento das inscrições para o Curso de Formação Continuada em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas do projeto FACMIL ( Módulo 4 ).

Tema: Audiovisual e interatividade – experimentações com Arduino e PureData”.

Quando: Até 13 de julho de 2012, sexta-feira – de 14h às 17h (inscrições presenciais)

Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) [Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão – Tel: 3117-6141

Quanto: grátis

Mais informações:http://bahiamam.org/labmam/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>