TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

27

fevereiro 2013

2

COMENTÁRIOS

Oficina gratuita de Moda, Literatura e Filosofia com o estilista Walter Rodrigues

Escrito por , Postado em Cursos, Destacadas, Encontros, Eventos

Walter Rodrigues, Carla Cristina Garcia, Brunno Almeida Maia 01

Walter Rodrigues, Carla Cristina Garcia (PUC-SP), Brunno Almeida Maia (UNIFESP) ministram oficina híbrida de moda, literatura e filosofia: “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”.

“Até que ponto os criadores de moda, podem forjar da literatura uma ideia de manifesto para um corpo-texto? E o caminho contrário?”. Partindo desta inquietação, o estilista brasileiro Walter Rodrigues, a escritora e socióloga Carla Cristina Garcia (PUC-SP) e o filósofo Brunno Almeida Maia (UNIFESP) ministram de 28 de março (quinta-feira) a 27 de junho, das 19h às 21h30, a oficina híbrida “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

Walter Rodrigues, Carla Cristina Garcia, Brunno Almeida Maia 01

Gratuita e aberta aos estudantes e profissionais de moda e das artes em geral – a partir de 16 anos de idade – o projeto visa proporcionar uma reflexão sobre a produção literária e de moda no século XX. Ao final da oficina, os participantes terão a oportunidade de exercitar o olhar conceitual com uma coleção, que será apresentada ao público. No dia 28 de março (quinta-feira), a partir das 19h haverá aula aberta gratuita e livre (independente do vínculo como participante) com os ministrantes da oficina.

Seguem, abaixo, todas as informações referentes à oficina “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”:

De Virginia Woolf a Aldous Huxley – passado, presente e hipotético futuro.

Trimestral, a oficina será dividida em dois momentos. O primeiro corresponde ao período de investigação, pesquisa e explosão de imagens. Serão utilizadas três obras que delimitam o objeto de estudo – do Modernismo até o final da década de 80 do século XX – além da exibição de filmes, documentários e leituras dramáticas que estimulem e catalisem o potencial criativo dos estudantes.

Narrativa de espírito do tempo, a obra ”Orlando – Uma Biografia” de 1928 da escritora inglesa Virginia Woolf, inicia a delimitação do campo de pesquisa da oficina. Segundo os organizadores da oficina, em Virginia, a Moda aparece não como mero acessório, badulaque ou enfeite narrativo, mas sim como uma personagem central indicadora das mudanças comportamentais, de pensamento e dos modos. Ao narrar a história de 350 anos de vida do jovem inglês que nasce na Inglaterra da Idade Moderna e, durante uma estada na Turquia, simplesmente acorda mulher, o livro não só discorre sobre o tempo político e social, mas coloca a Moda como uma espécie de testemunha e impulsionadora das continuidades e descontinuidades da época.

Walter Rodrigues, Carla Cristina Garcia, Brunno Almeida Maia 02

Na sequência, “Esperando Godot” do irlandês Samuel Beckett introduz uma noção simbólica de estética. Da incerteza, da lacuna, da sugestão na obra – ao não descrever as possibilidades estéticas no texto – a procura por uma arqueologia do silêncio. “O não descrever das circunstancias simbólicas pelo autor territorializa o período como ausência de criatividade? Ou seria o contrário? O silêncio, o não dito, o interdito no discurso é uma náusea, uma vertigem necessária para tempos de potências criativas? Que estética temos ao ler ‘Esperando Godot’?”, questiona o filósofo Brunno Almeida Maia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Na etapa final da série de estudos, encontra-se a obra “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley. Escrita em 1928, a abordagem de suas temáticas (futuro hipotético, Sociedade da Felicidade, Sociedade Disciplinar, Poder Soberano, Controle) serão analisadas como uma pretensa ideia do que surgiu na Moda durante as décadas de 60 a 90 e um desejo nas criações que vislumbravam um hipotético futuro.

No segundo momento – após a passagem por estas três obras – Walter Rodrigues coordenará a criação coletiva de uma coleção de moda, partindo das imagens e ideias debatidas ao longo do período de investigação, pesquisa e conceitualização. A ideia é que ao transcorrer pelas obras e temáticas, o estudante refaça o percurso da criação de uma coleção, desde a imagem inicial até a apresentação das roupas ao público. “Estou ansioso para poder combinar estas duas paixões, moda e literatura, e juntar estas duas correntes que tão bem descrevem e lapidam a ideia do “Espírito do Tempo”: este momento mágico congelado que tão fortemente define um espaço de tempo, uma fagulha de vida.”, reflete o estilista Walter Rodrigues.

Para a socióloga Carla Cristina Garcia (PUC-SP), que abordará o contexto histórico-social, não se trata apenas de analisar as nuances das mudanças no guarda-roupa ao longo do século XX, mas sim criar uma narrativa poética de ligação entre a memória das roupas e a memória afetiva de quem as usa.

“Porque mesmo que não sejam transparentes, cada vestido revela o coração de sua dona e, como uma segunda pele, pode ser a exteriorização de seu mundo interior. Bibliografia ou que história você vai vestir hoje?”, sugere a escritora de “Ovelhas na névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura” (Rosa dos Tempos, 1995), entre outros.

Serviço:

“A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

Oficina Cultural – Oswald de Andrade – São Paulo/ SP.

Ministrantes: Walter Rodrigues; Carla Cristina Garcia (PUC-SP) e Brunno Almeida Maia (UNIFESP).

De 28 de março a 27 de junho de 2013 (terças e quintas das 19h às 21h30).

20 vagas. Gratuita.

Público-Alvo: Estudante, profissionais de moda, artes plásticas, fotografia, cinema, teatro, literatura, filosofia, sociologia, dança e performances e interessados nas temáticas abordadas, a partir de 16 anos de idade.

Material Didático: Caderno, lápis, caneta, borracha e disponibilidade para
xerox de textos.

Inscrição:

Pessoalmente: De 06 a 20 de Março de 2013, de Segunda a sexta 9h às 22h e sábado das 10h às 18h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo – SP, Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704 | oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br.

Levar no ato da inscrição: resumo de currículo impresso (1 página) e carta de intenção (1 página) impressa respondendo a seguinte reflexão: “Por que você deseja fazer parte desta oficina?”.

Resultado dos pré-selecionados: 26 de Março de 2013 (quarta-feira), por telefone e e-mail.

Aula aberta com Walter Rodrigues, Carla Cristina e Brunno Almeida Maia: Dia 28 de março de 2013 (quinta-feira, das 19h às 21h30).

Resultado dos selecionados: 29 de Março de 2013 (sexta-feira), por telefone e e-mail.

Ministrantes:

Walter Rodrigues – Estilista conhecido na moda nacional e internacional, Walter Rodrigues participou de edições do “Phytoervas Fashion”, “Morumbi Fashion”, “São Paulo Fashion Week” e “Fashion Rio”. De março de 2002 a março de 2006, participou como convidado brasileiro da Semana do Prêt-a-Pôrter em Paris/França. Já desfilou coleções no México, Colômbia, Rússia e na Alemanha. Na área acadêmica, destaque para o curso ministrado na ECA-USP, intitulado “Neojaponismo – A moda de 1980 à vanguarda no final do séc. XX” e o Workshop ministrado na ECA-USP, sob o tema “Estilo e Criação de Moda para vestidos de noite”. Possui trabalhos sócio-educativos desenvolvidos com o Sebrae e prêmios como o Champion of Fashion Targets Breast Câncer. – Council of Fashion Designers of America e Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. É personagem da coleção “Moda Brasileira – Walter Rodrigues”, da Cosac Naify, escrita pela jornalista de moda Eva Joory. Atualmente é consultor da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), integrante da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), conselheiro titular do Instituto Brasileiro de Moda e da Faculdade Santa Marcelina.

Carla Cristina Garcia – Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Fez Pós Doutorado junto ao Instituto Jose Maria Mora- Mexico-DF (2004) como bolsista da FAPESP. Atualmente é professora assistente doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações sociais e políticas sociais. É autora de livros como: “Breve História do Feminismo” (Editora Claridade, 2011); “Sociologia da Acessibilidade” (IESDE Brasil S.A., 2008); “Hambre del Alma: escritoras e o banquete de palavras” (Limiar, 2007); “Ovelhas na névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura” (Rosa dos Tempos, 1995).

Brunno Almeida Maia – Bacharelando em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), Brunno Almeida Maia é dramaturgo, diretor e produtor teatral. Autor de textos encenados como “O Anticristo” (2006); “Cale-se Para Sempre” (2005) e “The Dark Room” (2002 e 2003). Trabalhou como produtor cultural na Cia de Teatro Os Satyros, onde produziu “A Deliciosa Boca do Inferno”, de Lauro César Muniz com a atriz Mariana Ximenes e a edição de 2007 das Satyrianas – Uma saudação à Primavera. Coordenou durante o ano de 2002 a 2007, o Espaço Cultural Alberto Levy (ECAL) na Zonal Sul de São Paulo. Colaborou como produtor de moda para veículos como BRRUN, Revistas Contigo, IstoÉ Gente, Lounge, o extinto Jornal da Tarde (JT) e recentemente, com o fanzine de Inverno 2013 da ASSINTECAL, sob coordenação de Walter Rodrigues. Atualmente é pesquisador, sob a orientação do Prof. Dr. Osvaldo Fontes Filho sob o tema “O corpo na arte e na medicina”. Na área de militância política, atua desde 2010 com ONG´s, Associações e movimentos independentes de reivindicações da causa LGBT e feminista.

Créditos das Fotos: Luciana Zacarias – Galeria LuZ

@Divulgação

2 Comentários

  1. mone'
  2. Thomas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>