TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

14

novembro 2012

0

COMENTÁRIOS

OI Futuro apresenta III Encontro do Ciclo de Arte Digital Inter-Agir

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos

florian_thalhofer_ciclo arte digital inter-agir oi futuro

O ciclo de debates sobre arte, pensamento, cultura, teatro e era digital “Inter-Agir – na rua, na rede, na cena contemporânea” – iniciado em 18 de setembro, no Oi Futuro, com palestra de Gilles Lipovetsky – chega a seu terceiro encontro no dia 13 de novembro, terça-feira, a partir das 19h.

florian_thalhofer_ciclo arte digital inter-agir oi futuro

O painel multidisciplinar, que se encerra em 11 de dezembro, foi concebido pela produtora e gestora de cultura, Ana Lúcia Pardo, e conta com patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

A programação desta rodada terá apresentação da primeira trupe a produzir espetáculos na internet, o grupo “Teatro Para Alguém”, de São Paulo. Logo em seguida uma mesa de debates sobre arte digital com o artista audiovisual alemão, Florian Thalhofer, o diretor de TV e Transmídia da Rede Globo, Giuliano Chiaradia, a fundadora do Studio Escola de Atores, Sonaira D’Avila.

Teatro e internet

Desde 2008, o grupo “Teatro Para Alguém” já transmitiu, ao vivo, mais de 60 webpeças, hoje disponíveis gratuitamente para acesso a qualquer momento. O trabalho inédito levou o site à final do 22° Prêmio Shell de Teatro de São Paulo 2009, na categoria especial, “pela iniciativa de criação cênica via internet”.

São eles que abrirão o ciclo “Inter-Agir” com espetáculo, às 19h, no teatro do Centro Cultural do Flamengo. A apresentação é gratuita e serão distribuídas senhas para 85 pessoas. Quem não conseguir lugar no teatro, poderá assistir nos telões localizados do lado de fora do teatro. A peça acontecerá simultaneamente no palco, nos bastidores e no estacionamento de carros da RuaDois de Dezembro, onde fica o Oi Futuro, com os três ambientes interligados e transmitidos pela internet para o público que assiste à peça no teatro.

De 14 a 18 de novembro, acontecerá uma oficina narrativa não-linear, comandada por Florian Thalhofer, que ensinará a usar o software por ele criado para produzir filmes, o Korsakow. A oficina será no Oi Futuro, no Flamengo, e consistirá em: demonstração de recursos (tutoriais); dez passos para desenvolver um filme Korsakow; avaliação de webdocumentário Korsakow já publicado e aberto para experimentações; desenvolvimento do webdocumentário do seminário “Novos Rumos Para Novos Artistas”.

Convidados

FLORIAN THALHOFER é documentarista, além de artista audiovisual multimídia. Em 2000, ele inventou o sistema não linear Korsakow, onde é possível criar produtos audiovisuais quebrando a narrativa linear pelo software homônimo. Apresentado como trabalho final na Universidade das Artes de Berlim, onde o artista tem base, o programa foi desenvolvido a partir

de 2008 pela Universidade de Concordia em Montreal, Canadá. Hoje, Thalhofer executa seus projetos em vários países (Grécia). Para saber mais: http://thalhofer.com/.

GIULIANO CHIARADIA é diretor de TV e Transmídia da Rede Globo, desde 2007. Foi diretor da Chambre Blanche de 2011 a 2012; Gerente Sênior de conteúdo e Diretor da Viacom, 2005-7; Programação e Conteúdo, Produtor Sênior de Promos da MTV Networks. É diretor da Set Experimental e foi convidado este ano para apresentar um trabalho inovador focado na arte e expressão digital na Campus Party Europa, em Berlim, o maior evento de tecnologia, internet e inovação do mundo.

SONAIRA D ́AVILA é atriz, professora, fundadora e diretora do Studio Escola de Atores, responsável pela implementação do Curso Técnico profissionalizante em Interpretação para TV e Cinema, Vídeo e Comunicação Digital. Foi, também, produtora de Elenco de Recursos Artístico e Assistente de Direção de novelas da Rede Globo e da Band. Também atuou como consultora do SEMTEC-MEC, para elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para educação profissional na área de artes, em 1999.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>