TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

12

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

On_Off, experiências em live image no Itaú Cultural

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

on_off live image

Começa hoje a oitava edição On_Off – Experiências em Live Image, no Itaú Cultural. Com curadoria do artista e pesquisador em novas mídias Lucas Bambozzi, On_Off mostra projetos em que os recursos audiovisuais são explorados a partir de seus aspectos estéticos. Nessas obras, o artista produz formas originais de elaboração audiovisual, apresentadas através de projeções simultâneas em uma ou mais telas.

Numa performance audiovisual, o instante da projeção determina o modo de compor a estrutura narrativa, ancorada pela possibilidade de organizar associativamente as imagens. Essa estrutura pode ser caracterizada por um fluxo de imagens e sons, com apelos sensoriais e sinestésicos que dispensam a continuidade, ou ser elaborada para compor um arranjo sequencial narrativo. Em ambos os casos, o processo é sempre formalizado em tempo real.

Em 2012, a mostra apresenta trabalhos nacionais e internacionais, como o dos Antivjs, em performance com o mexicano Murcof, e do grupo Cão, de São Paulo. A programação ainda terá workshops nos quais o público poderá conhecer um pouco mais e entender os processos de criação, as referências, os conceitos e as técnicas de artistas como uruguaio Brian Mackern.

Confira a programação de performances e workshops da 8ª edição de On_Off – Experiências em Live Image:

* Performances

quinta 12

20h Murcof + SIimon Geilfus (AntiVJ), de Murcof e AntiVJ

[Sala Itaú Cultural 247 lugares]

Loops eletrônicos e fontes sonoras clássicas se combinam no mundo sonoro integrado de Murcof. Há uma falta de limites em sua música que absorve o ouvinte, tocando em temas de vida, morte e eternidade. Agora, essas preocupações encontram uma cortesia analógica visual de Simon Geilfus, do Antivjs, em projeções panorâmicas em tempo real. As telas usadas são amplas e semitransparentes, permitindo um ambiente envolvente em que as partículas microscópicas, grades geométricas e elementos orgânicos são mapeados em uma perspectiva 3D. Os artistas cruzaram caminhos pela primeira vez em 2007 no Venn Festival, em Bristol, onde colaboraram em uma instalação especial no planetário da cidade.

LigaLingha 13

20h LigaLingha, de FFabiano e Henrique Roscoe

[Sala Itaú Cultural 247 lugares]

Projeto audiovisual de música eletrônica do músico e performer FFabiano e do artista audiovisual Henrique Roscoe. Os artistas propõem uma performance ao vivo utilizando interfaces personalizadas, instrumentos autônomos e sensores de movimento para criar uma experiência que explora os limites do analógico e do digital. O projeto consiste em música eletrônica experimental, executada ao vivo, com espaços para improviso. A fim de criar uma maior interação entre o espectador e o palco, o duo busca soluções no corpo, na construção de interfaces analógicas e nos instrumentos que controlam som, luz e imagem, em tempo real, ampliando a configuração do palco para além dos laptops.

sábado 14

20h Equações, de Caio Fazolin

[Sala Itaú Cultural 247 lugares]

São 12 Performance audiovisual realizada ao vivo a partir da interação entre dois programas. Um dos programas é responsável por gerar o áudio, que é manipulado pelo artista em tempo real. O áudio, por sua vez, alimenta um segundo programa que transforma essa informação em imagens. O áudio e as imagens são gerados exclusivamente por padrões matemáticos simples, que são familiares ao público e ao mesmo tempo capazes de criar um universo infinito de possibilidades e combinações. Sons sintéticos produzidos pelo primeiro programa são captados e analisados pelo segundo por meio da transformada de Fourier, que, por ser um fundamento matemático rígido, gera dados perfeitos para a construção de peças de extrema precisão geométrica. O objetivo do trabalho é estimular os sentidos da visão e da audição ao criar uma relação de causa e efeito entre duas linguagens.

sábado 14

20h Temporal Santa Rosa, de Brian Mackern

[Sala Itaú Cultural 247 lugares]

Instalação performática criada em conjunto com Gabriel Galli baseada em interferências elétricas causadas por uma tempestade que costuma cair na passagem do inverno para a primavera no Peru. Por meio de manipulação de circuitos (hackeamento de aparelhos eletrônicos em técnicas de “circuit bending”) e captação de ondas radioestáticas, ou interferências elétricas, os artistas Brian Mackern manipula a atmosfera sonora e recriam a presença eletrostática do temporal. A tempestade reflete o ruído na relação sinal – ruído que, paradoxalmente, é o que interessa aos artistas.

domingo  15

20h Cão, de Cão

[Sala Itaú Cultural 247 lugares]

Para o On_Off, Cão cria uma paisagem em negro sobre negro, com sons distorcidos que trazem influência do rock industrial, da música eletrônica e do noise em uma ação intensa e sombria. O ambiente visual é construído por meio de fumaça, luzes estroboscópicas e de uma grande projeção de imagens, com vídeos reapropriados e ressignificados e vídeos apropriados, reeditados e ressignificados. A ação é formada por uma introdução e cinco músicas num ambiente imersivo e em ritmo catártico.

* Workshops

sexta 13

14h  workshop com Brian Mackern

[Sala Vermelha]

sábado 14

14h workshop com Liga Lingha

[Sala Vermelha]

- programação não recomendada para menores de 14 anos

entrada franca – [vagas limitadas. inscreva-se pelo telefone (11) 2168-1779]

Serviço:

On_Off – Experiências em Live Image

Data: de 12 a 15 de julho de 2012

Local: Itaú Cultural – São Paulo

* Texto divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>