TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

11

setembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Outras ideias para o Rio: a cidade como uma galeria de arte a céu aberto

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

jaume plensa

O Rio de Janeiro é – literalmente – uma galeria de arte a céu aberto. A cidade abriga a maior coleção de arte pública do Brasil, com mais de 570 obras expostas em parques, praças e ruas, reunindo um acervo cujo início remonta ao século XVII. Nada mais apropriado para a cidade que ostenta o título de “maravilhosa” e que se torna ainda mais interessante ao promover o contato entre a obra de arte, a paisagem natural e as pessoas que por ali circulam.

Olhar nos meus sonhos, do espanhol Jaume Plensa

Essa é a perspectiva do projeto inédito OiR – Outras Ideias para o Rio, de periodicidade bienal, que começa em 07 de setembro de 2012 e termina nas Olimpíadas de 2016, promovendo intervenções inéditas em cartões postais da cidade. São obras de artistas de prestígio internacional que nunca haviam criado para a cidade e foram convidados a propor grandes obras para a paisagem urbana do Rio de Janeiro.

As seis obras desta primeira etapa levam a assinatura dos ingleses Andy Goldsworthy (Cais do Porto) e Brian Eno (Arcos da Lapa), do espanhol Jaume Plensa (Enseada de Botafogo), do norte-americano Robert Morris (Cinelândia), do japonês Ryoji Ikeda (Arpoador) e do brasileiro Henrique Oliveira (Parque Madureira).

O evento tem patrocínio do banco HSBC, da Oi, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e conta com apoio cultural do Oi Futuro e do Ministério da Cultura (MinC). A curadoria é de Marcello Dantas.

7set a 9set

Praia do Diabo, Arpoador

the radar, Ryoji Ikeda

7set a 2nov

Cinelândia

Labirinto de Vidro, Robert Morris

Enseada do Botafogo

Olhar nos meus sonhos (Awilda), Jaume Plensa

Cais do Porto

Domo de Argila, Andy Goldsworthy

Parque da Madureira

Cascasa, Henrique Oliveira

19out a 21out

Arcos da Lapa

77 milhões de pinturas, Brian Eno

Clique e faça seu cadastramento gratuito no Tour HSBC e conheça as obras com um guia cultural.

Quando?

De 07 de setembro a 02 de novembro de 2012.

Onde?

Enseada de Botafogo | Cinelândia | Arcos da Lapa | Cais do Porto | Praia do Diabo | Parque Madureira Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Como visitar

As obras de Robert Morris, Jaume Plensa, Andy Goldsworthy e Henrique Oliveira estarão abertas ao público dos dias 7 de setembro a 2 de novembro. Para mais informações visite a página do artistas aqui no site. O HSBC oferece um tour gratuito por estas obras nos finais de semana e feriados,com um guia cultural. Saiba mais e inscreva-se.

As projeções de Ryoiji Ikeda e Brian Eno acontecerão em datas específicas e também estão abertas à presença do público. Mais informações na página dos artistas, aqui no site.

Mais informações: OIR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>