TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sábado

29

outubro 2011

0

COMENTÁRIOS

Paulo Coelho e Helloisa Buarque de Hollanda entre os palestrantes Festival CulturaDigital.Br

Escrito por , Postado em Encontros, Eventos, Exibições, Festival

avatar_petrobras

Durante o mês de setembro coletivos, ativistas, produtores, organizações, universidades e interessados nos temas do festival apresentaram 358 propostas para a programação do evento, que está em sua 3a. edição. O êxito da chamada pública confirma o CulturaDigital.Br como arena privilegiada para inovação e troca de ideias entre arte, tecnologia, política pública e cultura livre.

Em sua última edição, o evento contou com a presença de personalidades como Gilberto Gil (Brasil), Jamie King (EUA), John Perry Barlow (EUA), Bob Stein (EUA), Jean-Pierre Gorin (França) e Vicent Moon (França), e reuniu mais de 3.500 pessoas na Cinemateca Brasileira em São Paulo, além de obter extraordinária repercussão nas redes sociais. Na ocasião, a hashtag #culturadigitalbr esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter, figurando na lista dos Trending Topics em 2010.

Para este ano as expectativas são ainda maiores. Com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e tendo o ex-ministro de Cultura Gilberto Gil como embaixador, o festival se consolida como espaço pioneiro no Brasil de articulação e debate dos temas mais atuais do Século 21, o século das redes, da informação e da produção pós-industrial.

Em 2011 o evento está se aproximando das redes, laboratórios, ciência de garagem, hackerspace, civic hacking, dados abertos, transparência, visualidades, futuro das cidades e experimentações, além da forte presença de projetos indígenas.

Além da Mostra de Experiências, do Laboratório de Tecnologia, da Mostra de Visualidades e do Encontro de Redes que serão parcialmente preenchidos com os projetos selecionados por meio da chamada pública, a programação conta ainda com apresentações de figuras de destaque internacional em temas como compartilhamento do conhecimento, inovações na rede e criação colaborativa além de programações artísticas e culturais em parcerias com casas noturnas da cidade do Rio de Janeiro e atividades paralelas realizadas por instituições parceiras, como o ciclo Mosaicos – Pensando a Cultura Digital, que será realizado pelo Sesc-RJ.

O Festival Internacional CulturaDigital.Br tem iniciativa da Casa da Cultura Digital (http://casadaculturadigital.com.br/), cluster criativo sediado na cidade de São Paulo e que envolve dezenas de projetos e coletivos que atuam nos mais diferentes eixos da cultura digital no Brasil e no mundo.

Marcado para acontecer entre os dias 02 e 04 de dezembro no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, o Festival CulturaDigital.Br anunciou na última quarta-feira, junto com o lançamento do site, os palestrantes confirmados que se apresentarão no Cine Odeon.

São eles:

Phillippe Aigrain: CEO da Sopinspace, Sociedade pelos Espaços de Informação Pública, que desenvolve softwares gratuitos e oferece serviços para processos democráticos e colaborativos na internet. É também um dos fundadores de um grupo de cidadãos que discute e defende os direitos fundamentais e liberdadades da esfera digital, além de propor políticas para a era digital.

Links relacionados:

Blog: http://paigrain.debatpublic.net/

Sopinspace: http://sopinspace.com/

twitter: @balaitous

Kenneth Goldsmith: poeta e professor de poesia da Universidade da Pennsylvania, criou o UbuWeb em 1996, inicialmente como um repositório de poesia. A demanda cresceu e ele se viu obrigado a ampliar o site também para vídeo e áudio, além do texto. Hoje o site, um gigante arquivo digital, conta com um acervo imenso, repleto de pérolas e raridades.

Links relacionados:

Site: http://ubuweb.com/

Twitter: @ubuweb

Yochai Benkler: professor de direito na universidade de Harvard e co-diretor do Berkman Center for Internet and Society. A partir dos anos 1990, foi importante para caracterizar o papel da informação comum e da colaboração descentralizada para inovação e produção de informação na sociedade em rede. Dentre suas obras destaca-se o livro The Wealth of Networks, numa tradução livre, A Riqueza das redes.

Links relacionados:

Página oficial: http://benkler.org/

The Wealth of Networks para baixar: http://cyber.law.harvard.edu/wealth_of_networks/Download_PDFs_of_the_book

Hugues Sweeney: De 2000 a 2007 foi o diretor da plataforma multimídia (internet, rádio e televisão) da Rádio Canadá, de onde saiu para ser programador do Espaço Música até 2009. Hoje, trabalha na National Film Board of Canada, a produtora e distribuidora pública de filmes daquele país, criando produções interativas ancoradas na tradição da animação e do documentário.

Links relacionados:

NBF: http://onf-nfb.gc.ca/

Helloisa Buarque de Hollanda: É ensaísta e pesquisadora, formada em Letras Clássicas pela PUC-RJ, com doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York. Seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultura digital.

Links relacionados:

Site: http://heloisabuarquedehollanda.com.br/

Paulo Coelho – VIA TELECONFERÊNCIA: Escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Antes de se dedicar à literatura, trabalhou como diretor e autor de teatro, jornalista e compositor. Em 1988, publicou O Alquimista, o livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Um dos maiores escritores do país, é a favor da “pirataria” ou do copyleft. Em seu blog, todos os seus livros podem ser baixados de graça. Para ele, “uma ideia consistente não precisa de proteção. O resto é ganância ou ignorância”.

Links relacionados:

Site oficial: http://paulocoelho.com/br/

Blog (para baixar todos os livros): http://paulocoelhoblog.com/category/pirate-coelho/

Twitter: @paulocoelho

Michel Bauwens: É o fundador da Fundação Peer-to-Peer Alternatives e trabalha em colaboração com um grupo global de pesquisadores na exploração de produção de pares, governança e propriedade. Ele co-produziu o documenário TechnoCalyps com Frank Theys, e co-editou um livro sobre a antropologia da sociedade digital com Salvino Salvaggio. Ele é membro fundador do Commons Strategies Group.

Links relacionados:

Site: http://p2pfoundation.net/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>