TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

2

agosto 2011

0

COMENTÁRIOS

Pierre Lévy, Giselle Beiguelman, Mauricio de Sousa discutem a literatura e a arte na era digital na Jornada Nacional de Literatura

Escrito por , Postado em Encontros, Eventos

jornada nacional de literatura

IMPERDÍVEL! Alcione Araújo, Alckmar Luiz dos Santos, Flourish Klink, Pierre Lévy, Alberto Manguel, Ziraldo Alves Pinto, Affonso Romano de Sant’Anna, Chico Caruso, Beatriz Sarlo, Edney Silvestre, Ignácio De Loyola Brandão, Luiz Antonio de Assis Brasil, Irmãos Caruso, Mauricio de Sousa, Telma Guimarães, Luiz Costa Lima, Giselle Beiguelman… Mais? Esses são alguns dos  grandes nomes da edição de 2011 da Jornada Nacional de Literatura que ocorrerá na Capital Nacional da Literatura, Passo Fundo (RS), entre 22 e 26 de agosto.

O valor do evento está um pouco salgado! No momento a inscrição para a 14ª Jornada Nacional do Livro custa R$160,00. No entanto, considerando a extensa programação pode ser um excelente investimento. A Jornada Nacional de Literatura completa três décadas e este ano pretende refletir sobre a arte em todas as suas formas, das manifestações da oralidade popular às engendradas mídias eletrônicas, das estabelecidas nas comunidades orais às distribuídas na sociedade em rede.

No campus da Universidade Federal de Passo Fundo (RS), uma série de eventos se integram: a 14ª Jornada Nacional do Livro, a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura, o 10º Seminário Internacional de pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, o 3º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos: a criação literária em debate, o 4º Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras, o 2º Encontro Internacional de Contadores de Histórias, o Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil.

A 14ª Jornada Nacional de Literatura está realmente imperdível! Está previsto um Palco de Debates com grandes nomes (escritores e pesquisadores, nacionais e internacionais) que discutirão a literatura e os meios eletrônicos. Os debates se organizam em mesas de discussão e conferências e ocorrerão no Circo da Cultura, Campus I, da Universidade Passo Fundo, entre os dias 22 a 26 de agosto de 2011.

Confira as temáticas de discussão e os participantes das mesas redondas:

- Literatura e arte na era dos bits

  Giselle Beiguelman, Márcia Tiburi, Mauricio de Sousa, Arthur Martins Cecim (Prêmio SESC de Literatura 2010)

- Identidade, literatura e cultura na globalização

  Gonçalo Tavares (Portugal), Luiz Costa Lima, Maria Esther Maciel, Nilson Luiz May, Tatiana Salem Levy, Luisa Geisler (Prêmio SESC de Literatura 2010)

- Diálogo, mídias e convergências

  Edney Silvestre, Eliane Brum, João Alegria, Nick Monifort (Estados Unidos)

- Formação do leitor contemporâneo

  Affonso Romano de Sant’Anna, Alberto Manguel (Argentina), Beatriz Sarlo (Argentina), Kate Wilson (Inglaterra)

Atento às conferências e palestrantes:

- Pierre Lévy (que também estará presente no OI Cabeça deste mês para um bate-papo sobre cibercultura com o cantor e compositor Gilberto Gil)

- Um percurso musical através do design sonoro digital, com Cid Campos

- A comunicação do impresso ao digital, com Roberto dias (Folha de São Paulo), Rinaldo Gama (Estadão), Pedro Doria (O Globo), Pedro Lopes (Zero Hora)

- Leitura entre nós: 30 anos de Jornada, com Tania Rösing

A 14ª Jornada Nacional de Literatura ainda consta de uma programação paralela com oferta de espetáculos, café literário, conversas com escritores, oficinas, feira do livros.

Igualmente interessante é o 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural que ocorrerá no Auditório da Faculdade de Odontologia (prédio A7), Campus 1, da Universidade Passo Fundo, entre os dias 23 e 26 de agosto de 2011. Com coordenação de Miguel Rettenmaier e Maria Del Mar Campos Fernandez Figares, o evento reúne grandes pesquisadores nacionais e internacionais que ministrarão conferências e apresentarão painéis acerca da temática proposta: CULTURAS, LEITURAS E INTERAÇÕES: DAS COMUNIDADES ORAIS ÀS REDES SOCIAIS. Confira os nichos de discussão:

- A tradição oral e a literatura na era digital, com Juracy Saraiva (Universidade FEEVALE) e Maria Del Mar Campos Fernandez Figares (Universidad de Almeria)

- Literatura e imaginário no século XXI, com Nick Monifort (MIT – Estados Unidos)

- A leitura: estudos em rede, com Maria Carmen Quiles (Universidad de Almería), Gabriel Nuñez Ruiz (Universidad de Almería), José Soto Vásquez (Universidad de Extremadura), Ramón Perez Parejo (Universidad de Extremadura)

- A literatura e o leitor, com Luiz Costa Lima (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

- O leitor literário: do impresso à tela, com Manuel José de Lara Rodenas (Universidad de Huelva), Maria da Glória Bordini (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Alckmar Luiz dos Santos (Universidade Federal de Santa Catarina)

- Experiências de formação de leitores: ampliando redes, com Flourish Kink (MIT Estados Unidos), Laura Niembro (FIL Guadalajara), Elias Torres Feijó (Universidad de Santiago de Compostela, Espanha), César Piva (Programa Cultura Viva), Maria Elvira Charria Villegas (Cerlac), Rita de Cássia Tussi (Programa Bebelendo), Natália Klidzio

Todas as informações sobre a Jornada Nacional de Literatura podem ser consultadas no site do evento.

- Link-se:

- Jornada Nacional de Literatura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>