TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

18

março 2013

0

COMENTÁRIOS

PLAY!, primeira mostra de gamearte a céu aberto no Brasil

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições, Exposições em São Paulo

play

No ano passado, a fachada do prédio da FIESP foi transformado em uma galeria de arte digital a céu aberto. O evento SP Urban Festival Digital foi responsável por essa integração da arte digital com o tecido urbano.

Agora, uma nova mostra de arte digital está sendo preparada: a PLAY!, inspirada no universo dos games. A primeira mostra de gamearte interativa a céu aberto no Brasil ocorre de 25 de março à 7 de abril. Nessa ocasião, serão transmitidas seis obras digitais de artistas contemporâneos, sendo três delas interativas e três visuais. Na prática, quem passar pela Avenida Paulista durante as noites deste período irá se deparar com vários traços da história dos videogames.

play

O Paulista Invaders, de Brasília, por exemplo, é inspirado no clássico Space Invaders, de 1978. Neste caso, o jogo vem com uma proposta de sustentabilidade onde as criaturas do espaço e as armas dão lugar aos carros e as bicicletas. Haverá, na Avenida Paulista, monitores do SESI para ensinar as pessoas a jogarem via Ipad. Outro jogo é o LummoBlocks, que possibilita a interação dos participantes via sensor de movimento corporal. A obra criada em Barcelona é uma nova versão do lendário Tetris onde os movimentos dos jogadores são rastreados e os próprios viram peças do game. Ou seja, o edifício servirá como tela (de mais de 3 mil m²) para os participantes jogarem os games.

Os responsáveis pelas seis obras que divertirão a galera la na Paulista são Suzete Venturelli e equipe Midialab com o Paulista Invaders, Lummo da Espanha com LummoBlocks; Andrei Thomaz com Labirintos Invisíveis; Mark Essen dos Estados Unidos com Supercut; Alberto Zanella com Pixels DeslocadosLes Liens Invisibles da Itália com The Game Is Over.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>