TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

13

junho 2013

2

COMENTÁRIOS

Prêmio Foco Bradesco ArtRio recebe inscrições

Escrito por , Postado em Concursos, Eventos

ArtRio-bradesco-foco

A ArtRio (Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro) anuncia a primeira edição do Prêmio Foco Bradesco ArtRio, que tem como objetivo fomentar e difundir a produção de artistas visuais emergentes com até 15 anos de carreira. Serão selecionados três artistas brasileiros que terão a oportunidade de expor na ArtRio 2013 e participar de residência em três instituições: Baró Residência e exposição na Baró Galeria (São Paulo / SP); residência no Espaço Fonte e exposição no pátio do MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Recife / PE); e Residência La Ene e mostra no Museu La Ene (Buenos Aires / Argentina). A premiação será de R$ 7.500,00 para cada artista.

O período de residência será de três meses. Cada premiado receberá uma bolsa para as despesas de passagens e hospedagem e também para a participação na terceira edição da ArtRio, onde ganharão exposição especial.

A seleção dos projetos será feita por um Comitê Curatorial independente da feira e dos organizadores. O comitê é formado por um representante de cada um dos programas de galerias envolvidas: Adriano Casanova (Baró Residência), Santiago Villanueva (Espaço Fonte) e Cristiana Tejo (Residência La Ene). A coordenação é do curador carioca Bernardo Mosqueira.

As inscrições para a seleção do prêmio são gratuitas e podem ser realizadas, até 10/07/13, de acordo com as orientações contidas no site oficial da feira: www.artrio.art.br. Serão aceitos trabalhos desenvolvidos em qualquer tipo de plataforma de artes visuais. Dúvidas serão esclarecidas pelo email premio@artrio.art.br.

Os candidatos pré-selecionados receberão comunicado até o dia 20/07/13. A inauguração da exposição dos premiados na ArtRio será em 04/09/13, às 16h.

A terceira edição da ArtRio, que está marcada para entre os dias 05 e 08/09/13, nos armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá, terá a participação de representantes, além do Brasil, de mais 13 países: Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Reino Unido, Peru, Portugal, Suíça, Uruguai. Em 04/09/13 será o preview para convidados. O evento, realizado por Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho, terá atuação conjunta com a secretaria de Cultura do Rio, museus, instituições de ensino, curadores de coleções privadas e galeristas.

Edital

1 | Apresentação

A ArtRio – Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro vem divulgar a primeira edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio. O objetivo principal do  prêmio é fomentar e difundir a produção de artistas visuais emergentes, com até 15 anos de carreira.

Serão selecionados 3 (três) artistas brasileiros, que receberão, individualmente, um prêmio em dinheiro no valor bruto de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), com a finalidade de contribuir com os gastos de deslocamento para a ArtRio 2013 e para o programa de residência, definido de acordo com sua colocação. Os programas de residência artística e exposição citados no presente Prêmio ocorrerão nos seguintes locais e espaços:

São Paulo – Baró Residência + Exposição na Baró Galeria

Recife – Espaço Fonte + Exposição no pátio do MAMAM

Buenos Aires – Residência La Ene + Exposição no Museu La Ene

O prêmio inclui, ainda, uma exposição conjunta – com obras dos três selecionados – em um estande especial de 60m2, durante a ArtRio 2013.

A inauguração desta exposição acontecerá no dia 4 de setembro de 2013, às 16h, quando os premiados serão divulgados à imprensa e ao público.

2 | Inscrições

As inscrições para a seleção do Prêmio FOCO ArtRio são gratuitas e podem ser realizadas no período de 1 de junho a 10 de julho de 2013.

A inscrição só é permitida a pessoas físicas, com uma única inscrição por candidato.

Serão aceitos trabalhos desenvolvidos em qualquer tipo de plataforma de artes visuais.

No site www.artrio.art.br o interessado encontrará o formulário de inscrição, que deve ser preenchido em sua totalidade e enviado juntamente com os seguintes materiais:

– Portfólio, com no máximo 20 (vinte) imagens;
– Currículo;
– Proposta expográfica para estande na ArtRio 2013;
– Descrição do conteúdo e concepção da proposta.

É obrigatória a apresentação de todos os materiais acima citados, os quais deverão ser remetidos pelo correio – em arquivo digital (CD ou DVD) – via carta registrada ou SEDEX, com data de postagem até 10 de julho de 2013, para o seguinte endereço:

BEX FEIRAS E EVENTOS CULTURAIS LTDA.
A/C Prêmio ArtRio
Rua Vinicius de Moraes, 111 – 6° andar – Ipanema
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
CEP: 22411-010

- Não serão aceitos pedidos de inscrição postados após essa data.
- Também não serão admitidos documentos enviados pela internet ou entregues diretamente no endereço supramencionado.
- O material enviado para seleção no programa não será devolvido.

3 | Da Seleção

Com a coordenação do curador carioca Bernardo Mosqueira, o Comitê Curatorial do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio 2013 é formado por um representante de cada uma das galerias que exporão os trabalhos dos artistas selecionados, com a presença de:

- Adriano Casanova (Baró Residência)
- Cristiana Tejo (Espaço Fonte)
- Santiago Villanueva (Residência La Ene)

A análise dos projetos inscritos será realizada de acordo com as seguintes etapas:

a) triagem inicial de documentos (efeito eliminatório para o não cumprimento deste regulamento);
b) avaliação geral dos projetos;
c) pré-seleção; e d) entrevista final.

Os candidatos pré-selecionados serão notificados deste fato, via contato telefônico, até o dia 15 de agosto de 2013. Os candidatos que não receberem o contato telefônico devem se considerar eliminados da seleção.

O resultado final do Prêmio será comunicado aos selecionados até o dia 1 de agosto de 2013.

A ArtRio, através do presente regulamento, compromete-se a custear as despesas relativas à hospedagem dos selecionados pelo período de 2 (dois) dias, de 2 a 4 de setembro de 2013, em hotel a ser definido posteriormente pela organização da ArtRio, condicionada, para tanto, ao recebimento de confirmação, por parte dos candidatos selecionados, de presença física na cidade do Rio de Janeiro. Os selecionados, desde já, comprometem-se ainda a acompanhar e orientar toda a montagem das obras durante a ArtRio, nos dias 2 e 3 de setembro de 2013, devendo estar à disposição dos curadores e da organização durante o período integral de montagem, bem como estarem presentes no ato da cerimônia de entrega do prêmio.

As condições de recebimento do prêmio serão convencionadas na ocasião de sua formalização, sendo o apoio financeiro condicionado ao atendimento das condições explicitadas.

Ressalta-se que a seleção dos projetos/artistas é de responsabilidade exclusiva do Comitê Curatorial (independente da ArtRio e de seus organizadores) e ainda, que as suas decisões serão soberanas e irrecorríveis, levando-se em consideração todos os requisitos deste regulamento.

4 | Cronograma Geral

- Inscrição e postagem dos materiais: 1 de junho a 10 de julho de 2013;
- Divulgação dos projetos pré-selecionados: até 1 de agosto de 2013;
- Realização das entrevistas com pré-selecionados: 15 de agosto de 2013;
- Divulgação dos artistas selecionados: 4 de setembro de 2013;
- Período de execução das residências e realização das exposições finais: primeiro semestre de 2014.

5 | Disposições Finais

Questões não previstas no presente regulamento serão avaliadas e decididas a exclusivo critério do Comitê Curatorial do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio 2013.

O ato de inscrição implica em automática e plena concordância com os termos deste regulamento.

Dúvidas poderão ser esclarecidas somente pelo email: premio@artrio.art.br

CRONOGRAMA

Término das inscrições
10 de Julho de 2013

Divulgação dos projetos pré-selecionados
01 de Agosto de 2013

Abertura de mostra na ArtRio
04 de Setembro de 2013

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>