TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

18

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

Programação de artemídia na Mostra SESC de Artes 2012

Escrito por , Postado em Cursos, Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Exposições, Festival

mostra-sesc-das-artes

BUSCA POR NOVOS SENTIDOS NOS OBJETOS TECNOLÓGICOS ATRAVÉS DA ARTE É O MOTE DA LINGUAGEM DE ARTEMÍDIA NA MOSTRA SESC DE ARTES 2012

O SESC São Paulo realiza, entre os dias 19 e 29 de julho, mais uma edição da Mostra SESC de Artes. Serão cerca de 70 atrações nas linguagens de artes visuais, artemídia, cinema, dança, literatura, música e teatro, além de oficinas culturais, ações educativas e residências artísticas, distribuídas por todas as unidades do SESC na Capital.

A área de artemídia traz à Mostra a discussão sobre como a arte pode atribuir diferentes significados a conhecidos objetos tecnológicos (rádios, TVs, discos, câmeras, fotos, roupas magnéticas, impressoras, entre outros).

Por meio de instalações, performances, exposições, oficinas e workshops, artistas nacionais e internacionais abordam a relação entre o contemporâneo e o que pode ser considerado tradicional na exposição Significa / Artesania das Mídias, que reúne trabalhos de Zaven Paré (França /Brasil), Gebahrd Sengmüller (Áustria), Gabriel Menotti (Grã Bretanha/ Brasil), da dupla brasileira O Grivo e dos mexicanos Marcela Armas e Ivan Puig. Ao transformá-los em trabalhos artísticos, os autores conferem novos significados e utilidades às peças que conhecemos do nosso dia-dia.

Também são parte do conteúdo de artemídia a Mostra de Imagem em Movimento, de Kika Nicoleia, apresentada em um contêiner que funciona como uma sala de projeção móvel. E o projeto Ecologia Hibrida, de Guto Nóbrega, que foca a relação entre máquinas, plantas e homens, em uma obra dividida em três partes.

A dupla alemã Incite é outra atração, com performances audiovisuais, trazendo composições que misturam pulsos randômicos e grooves dançantes com efeitos visuais em escala de cinza.

Já a companhia francesa Omproduck critica as ilusões produzidas pela tecnologia atual no seu espetáculo multimídia “Ça vous regarde”, no qual uma peça robótica interage com o público.

Os atêlies Laboratório de investigação e imagens subaquáticas em tanque, de Letícia Ramos – e Lambe-Lambe: Quem você pensa que é?, de Guilherme Maranhão e Penna Prearo, a instalação performática Impressoras Kafkianas, de Dudu Tsuda; e a intervenção Coded Sensation, do austríaco Martin Rille também fazem parte da programação da área.

ECOLOGIA HÍBRIDA

Apresentação de um conjunto de três obras do artista-pesquisador Guto Nóbrega que focam na inter-relação entre organismos naturais e artificiais (plantas, humanos e máquinas) sob a forma de experimentações tecno-poéticas. Os trabalhos Breathing, Hiperorganismo e Equilibrium, apresentados nesta mostra, exploram relações sensíveis com plantas e o ambiente por meio de interfaces híbridas.

GUTO NÓBREGA (BRA – RJ)

Breathing – 2008 – Instalação – Uma criatura híbrida feita da comunicação entre um organismo vivo e um sistema artificial que responde aos estímulos do ambiente por intermédio de movimentos, luzes e ruídos. Ao respirar, o público interage com a criatura que se mexe.

Hiperorganismo – 2010 – Instalação – Experimentações sonoro-visuais que combinam uma dimensão virtual da realidade, proporcionada pela agência de tecnologias com a fisicalidade das máquinas.

Equilibium – 2008 – Instalação – É a parte de uma ecologia de organismos híbridos em desenvolvimento. Trata-se de um sistema no qual uma planta e um mecanismo artificial compartilham uma relação mutual. Este sistema híbrido é composto de dois pequenos motores, células solares, microchip, luzes, sensores fotoelétricos e uma planta.

SESC Interlagos – Viveiro de Plantas

De 19 a 29 – Quarta a domingo, das 10h às 17h

Livre. *Consulte dias e horários de funcionamento das unidades

“Coded Sensation”

★Workshop

ECOLOGIAS HÍBRIDAS

Com: Guto Nóbrega

Explora a relação entre plantas e sistemas artificiais com base numa experiência teórica e prática. Aborda desde o uso de plantas no contexto da arte com base em precedentes históricos até as regras de segurança quanto ao uso de componentes eletro-eletrônicos, passando pela construção teste e aplicação do micro-controlador Arduíno, com programação básica e sequencial. Inscrições na Central de Atendimento. 12 vagas.

SESC Interlagos – Viveiro de plantas

Dias 21 e 22 – Sábado e domingo, das 10h às 17h

Livre *Consulte dias e horários de funcionamento das unidades.

★Exposição

SIGNIFICA | ARTESANIA DAS MÍDIAS

A estreita relação entre a arte e as mídias (meios de comunicação, seus equipamentos e suportes) é o tema desta exposição, que apresenta um conjunto de obras de arte em que suportes midiáticos como película, CD, vinil, câmera de vídeo e fita cassete adquirem novos significados, através de experimentações “artesanais”.

GABRIEL MENOTTI (BRA / GBR)

0fps: southbank – 2010 – vídeo instalação – A obra é composta por duas partes: uma projeção de vídeo e um mosaico feito derolos de filmes 35mm, que apresentam a mesma imagem em diferentes situações. Enquanto o vídeo é uma sequência de cores estroboscópica piscando, o mosaico retrata a baixa resolução da imagem estática de uma paisagem urbana.

GEBHARD SENGMÜLLER (AUS)

A Parallel Image – Uma câmera obscura eletrônica ampliada e com estruturas aparentes. De um lado, uma série de sensores de luminosidade; de outro, lâmpadas incandescentes que fazem o papel de pixels. A obra explicita o elo entre a invisibilidade das transmissões de imagens de um ponto a outro (como nas TVs em que a imagem vem pelo ar ou pelos cabos, mas nós não vemos este processo) e o mundo concreto, sensível.

Vinylvideo – Obra realizada em colaboração com Martin Diamant, Erhart Günter e Best Before. O artista propõe um novo modo de percepção audiovisual a partir da criação de um modelo de mídia comercial fictício. A obra combina a ideia dos antigos vídeos caseiros às experiências contemporâneas de live cinema, diluindo supostas fronteiras entre o analógico e o digital. Questionando a obsolescência das mídias, VinylVideo é também a própria máquina que reproduz os vídeos por intermédio dos discos de vinil (LPs analógicos): um aparelho que tem uma plataforma giratória, uma caixa de conversão especial e um televisor.

IVAN PUIG (MEX)

Ciclo Vital – 2003 – fotografia

Na série de fotografias Ciclo Vital o artista estabelece um paralelo entre os processos da vida natural e a tecnologia, através de uma representação do ciclo de vida (nascer, crescer, se reproduzir e morrer) dos componentes eletrônicos. Ao humanizar os componentes, o trabalho também discute o quanto os homens se tornam cada vez mais mecanizados e programáveis.

Magnetófono de Arco – 2007 – instrumento musical – Magnetófono é um instrumento musical de madeira que contém um amplificador e uma cabeça magnética de leitura e gravação sonora. A fita magnética reciclada é colocada no arco do instrumento e é deslizada para a cabeça magnética, semelhante a um violino. O intérprete pode controlar o volume de saída, ativando o interruptor através do microfone localizado no topo do Magnetófono. Os sons produzidos pelo

Magnetófono podem ser gravados em uma fita, e se tornam parte da obra. Para a exposição Significa: Artesania das Midias, junto ao instrumento, é apresentado um vídeo de registro do duo mineiro O Grivo interpretando o instrumento de Ivan Puig.

MARCELA ARMAS (MEX)

Resistência – 2009 – instalação – Marcela Armas utiliza um filamento de metal incandescente, como a resistência utilizada em chuveiros elétricos, para desenhar a fronteira entre México e EUA. A peça é apresentada no espaço físico como um limite real, repleto de tensão e filamentos, estabelecendo uma relação metafórica com a realidade sociopolítica que existe em ambos os lados da fronteira: uma fronteira altamente perigosa e incandescente, como as relações entre as duas nações vizinhas.

O GRIVO (BR)

Uma Máquina e Recursos Eletrônicos – 2010 – instalação

Uma pequena máquina, discretamente iluminada, produz sons através de uma engrenagem composta por roldanas e um motor elétrico que movem um arco de violino que, por sua vez, toca / raspa suavemente uma corda de um violão, gerando uma sonoridade com características minimalistas. A música em questão guarda relações com a dos instrumentos de corda tocados com arco (violino, violoncelo) e o gesto dos músicos vem à mente ao observarmos o movimento do arco.

ZAVEN PARÉ (FRA/BR)

Der Jasager/Locus – 2012 – instalação

Der Jasager é originalmente uma peça do teatro Noh intitulada Takino. Sua tradução para o inglês The Casting into the Valley, de Arthur Waley, inspirou o livro de Bertolt Brecht. A partir de uma cena dramática desta história, Zaven Paré cria uma instalação em duas partes. Uma grande imagem projetada é resultado de uma microfilmagem em tempo real. Um pouco fora de foco, a imagem parece uma cena barroca ou um momento de suspense. O fundo é animado por uma micro ventoinha e se contrasta com a imagem em primeiro plano, onde estão dois personagens esperando sentados à beira de um precipício.

EXPOSIÇÃO SIGNIFICA | Artesania das Mídias

SESC Santana – Área de Convivência

De 20/7 a 30/9 – Terça a sábado, das 10h às 21h, domingos e feriados, das 10h às 18h

Livre – Grátis

★Oficina

MARIONETES ELETRÔNICAS

Com Zaven Paré. Oficina experimental para inventar e analisar narrativas a partir de um conjunto de máquinas que simulam personagens (pessoas, bichos e objetos), ações (deslocamento e comportamento) e situações (encontro, agrupamento e isolamento). Máquinas contribuindo no processo de criação de histórias. 12 vagas.

SESC Santana – Quiosque

Dias 21 e 22. Sábado e domingo, das 15h às 17h

Livre – Grátis

★Música

O GRIVO (BRA – MG)

Formado por Nelson Soares e Marcos Moreira Marques, O Grivo realiza concertos, instalações e performances com variadas perspectivas de improvisação e utilização de equipamentos eletrônicos em áudio e vídeo. Além das performances ao vivo, O Grivo compõe trilhas para cinema, vídeo, dança e instalações em colaboração com artistas como Cao Guimarães, Lucas Bambozzi, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Alejandro Ahmmed, Adriana Banana e Rodrigo Pederneiras.

SESC Santana – Teatro

Dias 24 e 25. Terça e quarta, às 20h30. Livre

R$ 8 (inteira); R$ 4 (usuário inscrito no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino); R$ 2 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no SESC e dependentes)

★ instalação

DUDU TSUDA (BRA – SP)

Impressoras Kafkanianas – 2012 – INSTALAÇÃO

Arte sonora criada a partir de sons captados de impressoras matriciais e máquinas de telex processados em tempo real a partir de dispositivos móveis. Texturas e ruídos que ganham corpo e forma na medida em que os padrões maquínicos de sons se sobrepõem ritmicamente, tal qual numa peça generativa. Caos e ordem alinhados através dos sons que lidam com a efemeridade das tecnologias de comunicação e informática.

SESC Santo Amaro – Sala Múltiplo Uso

De 19 a 29. Terça a sexta, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Livre.

Grátis.

★performance

DUDU TSUDA (BRA – SP)

Nesta apresentação, o artista realizará uma performance com manipulação ao vivo das impressoras que compõem a instalação “Impressoras Kafkanianas”.

SESC Santo Amaro – Sala Múltiplo Uso

Dia 20 e 29. Sexta, às 20h e domingo, às 14h. Livre – Grátis

★Videoarte

IMAGEM-CONTATO: Mostra de Imagem em Movimento

Curadoria de Kika Nicolela (BRA – SP)

A mostra propõe abordar a materialidade e a manualidade na arte da imagem em movimento, investigando possíveis vertentes ou tendências, e ampliando o conceito de materialidade para além da matéria – a materialidade no cinema e no vídeo como um ponto de tensão e de contato.

Tensão entre a experiência de perceber a imagem projetada e sua bidimensionalidade, e de ver através dela, como se olhássemos para uma suposta realidade. As obras selecionadas se afastam da estética da mimese e da representação, na direção de uma imagem opaca, transformada, manipulada e construída com estruturas e processos explícitos. Consulte a programação completa no site www.sescsp.org.br/mostrasesc

★ performance

OMPRODUCK (FRA)

Ça Vous Regarde – A cia. francesa Omproduck critica o uso das tecnologias atuais e as ilusões por elas produzidas. Em Ça vous regarde é oferecida a ilusão de uma realidade em que uma máquina tem vida e se pode observar seus pensamentos e humores. Durante a performance uma marionete eletrônica é animada por intermédio de um programa de simulação comportamental.

SESC Santo Amaro – Internet Livre

Dias 26 e 27. Quinta e sexta, às 18h e 20h30

Livre – Grátis – Retirada de ingressos com uma hora de antecedência

★performance

INCITE/ (ALE)

O duo alemão fundado no final de 2002 realiza performances audiovisuais ao vivo. Suas composições trafegam entre pulsos randômicos e grooves dançantes, sincronizados com intensos efeitos visuais em escala de cinza. As apresentações são experiências altamente imersivas, sinestésicas, para olhos e ouvidos.

SESC Ipiranga – Teatro. Dia 26. Quinta, às 21h. Livre. Grátis

SESC Bom Retiro – Teatro. Dia 27. Sexta, às 20h. Livre. Grátis

★ performance

MARTIN RILLE (AUS)

Coded Sensation – Tudo o que acontece em Coded Sensation é gerado pelo toque. As mãos tocam os corpos e objetos que estão completamente cobertos por um tecido preto, brilhante e iridescente, do qual emanam sons. O tecido especial é criado pela aplicação de uma folha fina de óxido de crómio (o mesmo utilizado nas fitas cassetes) sobre um tecido simples. Martin Rille gravou diferente tipos de dados de áudio sobre o pano, incluindo histórias, música, poesia e canto. Através de uma espécie de cabeça de leitura magnética costurada sobre as luvas, os toques dos artistas lêem o conteúdo da gravação, transformando-os em sons. O resultado é um único arranhão de zumbidos, sons e explosões de palavras: informação que só se torna física e perceptível através desta “hiper-pele”.

SESC Pompeia – Rua Central. Dia 19. Quinta, às 20h30. Livre. Grátis

SESC Bom Retiro – Convivência. Dia 20. Sexta, 12h e 13h. Livre. Grátis

SESC Ipiranga – Convivência. Dia 21/07. Sábado, 19h e 20h30.Livre. Grátis

SESC Pinheiros – Convivência. Dia 22. Domingo, 12h30 e 15h30. Livre. Grátis

SESC Carmo – BMF/Coreto. Dia 23. Segunda, 12h e 13h. Livre. Grátis

★ Ateliê aberto

LETÍCIA RAMOS (BRA – SP)

Gabinete de Curiosidades – Laboratório de Investigação de Imagens Subaquáticas em Tanque Letícia Ramos se propõe a criar um gabinete de curiosidades contemporâneo, para a construção      de um aparato técnico de projeção e captura de imagens. A obra será construída em sistema de ateliê aberto e será exibida na medida em que é construída. Ao final do processo do gabinete, a artista fará uma conversa com o público, contando sobre o processo de pesquisa de forma ficcional, misturando invenções de Kepler, câmeras chinesas, monstros subaquáticos e submarinos nucleares. A conversa tratará da apresentação do universo, ou parte dele, que a artista trabalhou durante o período.

SESC Pompeia – Espaço de oficinas

De 19 a 29. Terça a domingo, das 9h às 21h30. Livre. Grátis

Bate-papo com a artista – Espaço de oficinas

Inscrições no local – 15 vagas

Dia 29. Domingo, das 15h às 17h

Livre. Grátis – Retirada de ingressos com uma hora de antecedência

★ Ateliê aberto

GUILHERME MARANHÃO E PENNA PREARO (BRA – SP)

Lambe-lambe: quem você pensa que é? Trabalho fotográfico in loco e em público realizado pelos artistas Guilherme Maranhão e Penna Prearo, que irão construir uma câmara lambe-lambe analógica e fotografar grupos de pessoas nas áreas comuns e no entorno da unidade do SESC Consolação. As pessoas poderão acompanhar o processamento das imagens e os negativos ficarão disponíveis num varal móvel que acompanha os artistas. Quem Você Pensa Que É? é o desdobramento de uma pesquisa realizada por Penna Prearo desde 2001, na qual o artista pede aos seus retratados que vistam um saco de papel, abrindo mão da sua identidade, em situações cotidianas. LambeLambe é fruto da pesquisa de Guilherme Maranhão, que desde 1995 investiga o funcionamento e a operação das câmaras de retrato de rua.

SESC Consolação – Internet Livre

Dias 19, 20, 25 e 26. Quintas, sexta e quarta, das 14h às 18h

Livre. Grátis

Maiores informações no site do evento: www.sescsp.org.br/mostrasesc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>