TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

8

abril 2013

0

COMENTÁRIOS

Projeção de vídeos no Minhocão propõe debate sobre liberdade da internet

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Exposições, Exposições em São Paulo, Festival

freenet

São Paulo (SP) - Domingo, 14/04, às 19h, projeções de vídeos do projeto “freenet” acontecem no viaduto, na programação do Festival Baixo Centro; A iniciativa é conduzida por quatro instituições: Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas/RJ, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Instituto Nupef e Intervozes.

freenet

“freenet? film”, projeto de documentário colaborativo que está aberto à participação de qualquer usuário da web, realiza no domingo, 14 de abril, durante o Festival Baixo Centro, projeções de filmetes em fachadas de prédios da região central de São Paulo, em cima do viaduto “Minhocão”.

Os filmes que serão exibidos alertam para um futuro possível e indesejado: o da internet sem liberdade, e já estão disponíveis na plataforma do projeto. O filme sobre “Privacidade”, um dos que estão na programação, trata da questão da coleta de dados dos usuários por diferentes plataformas e da falta de clareza do uso dos mesmos: http://www.freenetfilm.org/themes/privacy.

Além de conferir as projeções, quem for ao evento poderá deixar um depoimento sobre um dos cinco temas centrais do projeto: Liberdade de Expressão, Privacidade, Acesso à Conexão, Acesso à Informação e Neutralidade. A ideia é que as pessoas conectem esses temas a casos que elas vivenciaram, presenciaram ou, ainda, a casos que lhe chamaram a atenção. As gravações poderão fazer parte do documentário global, previsto para ser lançado em 2014.

O freenet, uma iniciativa a favor da internet livre e da garantia dos direitos dos usuários, é conduzido por quatro instituições: Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas/RJ, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Instituto Nupef e Intervozes. O objetivo do projeto é realizar um documentário colaborativo que exponha fatos, casos, pontos de vista e questionamentos de pessoas que estão atentas aos desafios enfrentados hoje para assegurar que a Internet continue sendo um espaço aberto, colaborativo, no qual a autonomia e os direitos dos usuários são respeitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>