TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

11

janeiro 2013

1

COMENTÁRIOS

Projeto FaçoSom na Internet Livre do SESC Ribeirão

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Arte Sonora, Cursos, Destacadas, Eventos

MIDIA FACE FACOSOM 20132

MIDIA FACE FACOSOM 20132

O projeto FaçoSom esta em sua terceira edição e tem como interesse explorar os trabalhos que envolvem experimentações sonoras produzidas a partir de novas tecnologias e nova poéticas sonoras. As formas contemporâneas de trabalho apontam cada vez mais para a autonomia do profissional, estabelecendo diversos mecanismos e possibilidades de atuação. O cenário de produção e distribuição de música também reflete este processo, possibilitando uma maior flexibilidade e novas dinâmicas de trabalho.

O avanço tecnológico, por sua vez, é essencial para a consolidação desse processo. A exploração de diferentes ferramentas e linguagens digitais permitem o surgimento de “produções caseiras” com qualidade técnica, bem como, o acesso à internet possibilita a circulação dessa produção. Outro fator muito positivo desse cenário é a maior liberdade estética, uma vez que o artista não precisa necessariamente se encaixar em padrões pré-estabelecidos pela indústria fonográfica de massa para alcançar projeção.

Diante desse panorama, oficinas de produção musical têm papel de facilitadoras e divulgadoras do processo de democratização tecnológica, demonstrando que a produção fonográfica não depende de grandes investimentos iniciais, nem dos meios de comunicação convencionais. Através da orientação na utilização das ferramentas e do estímulo ao protagonismo e criação, as oficinas proporcionarão a autonomia do produtor/músico. O projeto FaçoSom traz para a Internet Livre do SESC Ribeirão nomes como MC Teddy Paçoca, DJ Scratch J, Fernando Visockis e o espetáculo VRUMvrumzinho.

vrumzinho

Espetáculo Vrumzinho

Teddy Paçoca é MC e oficineiro do projeto ‘Pontão Nós Digitais’, que tem sua sede situada junto à Teia – Casa de Criação desde 2009, cuja principal ação é a disseminação do uso de software livre e suporte para Pontos de Cultura no estado de São Paulo. Teddy realiza a oficina “FaçoSom com Software Livre” junto com o DJ Scratch J que toca desde de 1995. Hoje, atua também como produtor cultural e coordena as atividades relacionadas ao Hip-Hop da Prefeitura Municipal de São Carlos, além de coordenar o projeto do Estúdio Publico Municipal e participar da organização geral do Sanca Hip-Hop, um dos maiores eventos de Hip-Hop do estado de São Paulo. Juntos os dois também realizam um Pocket Show, onde apresentam as composições de seu primeiro disco “TPPL: A sigla da músika positiva!”, projeto desenvolvido com o programa LMMS (Linux Mult Media Studio). Este show será apresentado no dia 24, quinta, às 19h30, gratuitamente, na área de convivência da unidade do Sesc em Ribeirão, complementando as atividades do Projeto FaçoSom!

Fernando Visockis é artista de mídias mistas e possui vasto interesse em composição [eletrônica e instrumental], instalações audiovisuais, recursos digitais-análogicos e arte sonora. Também atua elaborando projetos audiovisuais desde 2008, onde procura vias para criar intersecções instáveis entre som e imagem, entre ambientes imersivos e momentos de suspensão. Atualmente é compositor residente do Studio PANaroma, além de fazer parte da parceria PirarucuDuo, do grupo Basavizi e assinar sob o nome de FVM aka mochka. Visockis realizará a oficina “Música Visual – Construindo pequenas interfaces audiovisuais no Pure Data”, também gratuitamente, no período de 15 a 18 de janeiro.

Seguindo a metodologia do espetáculo e da vivência VRUM para adultos, o teremos em destaque, o espetáculo ‘VRUMvrumzinho’ que propõe levar às crianças, um mundo amplo e cheio de histórias através da pintura digital, oferecendo imagens pelas quais é possível viajar. A sonoridade ora ilustra, ora ambientaliza, ora contrapõem, mas sempre desperta a curiosidade dos participantes. O movimento constrói objetos, forma figuras e faz o espaço dançar. Galhos começam a se transformar em árvores que dançam no vento sobrevoadas por pássaros e em seguida, as crianças são convidadas à vivenciar essa experiência sonora. Este espetáculo será dia 27, domingo, às 16h, gratuitamente, no Galpão de Eventos e depois haverá uma vivência para crianças que encerra às atividades deste projeto da Internet Livre do Sesc Ribeirão.

Confira a Programação Completa no link abaixo:

- Catálogo FaçoSom

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>