TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

15

março 2012

0

COMENTÁRIOS

Quando éramos cultos: mega esturutas culturais sem cultura em seu interior

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos

Cidade das Artes e da Cultura, Valência

No último domingo, o programa de televisão espanhola Salvados apresentou “Quando éramos cultos”. O programa de investigação e denúncia analisou as mega estruturas culturais construídas na Espanha nos últimos tempos quando não se supunha a proximidade de uma grande crise econômica no país.

Cidade das Artes e da Cultura, Valência

O programa apresentou grandes estruturas arquitetônicas construídas para abrigar eventos culturais, mas que, na realidade, disponibilizam escasso material cultural em seu interior. Hoje é muito mais atrativo para os turistas visitar o seu exterior que pagar para ver o que há dentro.

Cuando éramos cultos, Salvados

A chamada borbulha cultural custou milhões de euros ao país. Alguns dos projetos conhecidos estão a Cidade das Artes e das Ciências do arquiteto Santiago Calatrava (custo: 1 bilhão e 300 mil euros), o Palácio de Congressos de Oviedo do mesmo arquiteto, a Cidade da Cultura de Galícia realizado por Peter Eisenman.

O apresentador Salvados buscou enfatizar a falta de planejamento e a destreza política para manejar os projetos que não cumprem o propósito para o qual foram construídos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>