TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

4

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Rio+20, exposição mostra o meio ambiente visto por coletivos fotográficos

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

rio+20 mostra fotografica

A Exposição [ECO], produzida pelo CCE_SP/AECID em colaboração com o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro e a Embaixada da Espanha, vai apresentar por motivo da Rio+20 uma seleção dos melhores trabalhos de coletivos fotográficos espanhóis e da America Latina sobre as visões e problemáticas relacionadas ao Meio Ambiente.

Esta mostra foi feita por ocasião do I Encontro de Coletivos Fotográficos latino-americanos e europeus, com uma importante colaboração do CCE_SP/AECID, e o Centro Cultural São Paulo/Prefeitura de São Paulo em 2008. Posteriormente, o II Encontro foi organizado pelo Ministério da Cultura da Espanha em 2010 em Madri, e depois foi produzida uma versão em português da exposição apresentada no Centro Cultural São Paulo em julho e agosto de 2010.

A mostra apoia a difusão e a consolidação do fenômeno dos coletivos fotográficos e apresenta os projetos dos mesmos em relação ao Meio Ambiente. Para sua realização todos coletivos trabalharam com o curador da mostra, Claudi Carreras, escolhendo livremente os temas e a localização do projeto, com o objetivo de entender as problemáticas existentes, as peculiaridades do trabalho em equipe e os seus modos de representação.

Os coletivos fotográficos são um dos fenômenos contemporâneos que têm se desenvolvido com mais força no panorama internacional da fotografia e da arte contemporânea. As agrupações fotográficas têm grande tradição e não são em novas, mas nas condições atuais não somente respondem a questões formais ou ideológicas, mas também a práticas, já que os profissionais têm que pesquisar métodos novos para mostrarem sua produção.

Organização Centro Cultural da Espanha_SP/Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Instituto Cervantes do Rio de Janeiro

Colaboração Embaixada da Espanha no Brasil

Serviço:

Data 21 jun a 21 jul (2ª a 6ª das 10h às 19h e sábados das 10h às 14h)

Local Instituto Cervantes do Rio de Janeiro (R. Visconde de Ouro Preto, 62 Botafogo – Rio de Janeiro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>