TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

1

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

SBGames 2012 – trilha Arte e Design: chamada para artigos e pôsteres

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Exposições

sbgames-2012

Brasília (DF) - O SBGames – Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital está considerado o maior evento da América Latina na área de games e entretenimento digital. Pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes universitários, centros de pesquisa e da indústria de jogos se reúnem anualmente para apresentar suas perspectivas acerca do desenvolvimento da computação, da arte e do design de games.

Neste ano, o evento ocorre de 2 a 4 de novembro de 2012 em Brasília. Estão abertas até dia 3 de agosto as chamadas para apresentação de artigos e pôsteres. Os interessados podem se inscrever em uma das trilhas (temáticas):

- Arte e Design

- Cultura

- Computação

- Indústria

- Tutoriais

- Games for Change

Abaixo expandimos as informações sobre a inscrição de artigos e pôsteres na trilha Arte e Design.

Arte e Design

Chamada de Trabalhos

Você está convidado a submeter trabalhos de pesquisa nos formatos de artigos (full papers) e posters técnicos (short papers) para a Trilha de Artes & Design do SBGames 2012.

Sobre a Trilha

O principal foco da Trilha de Artes & Design é concepção e Design de jogos e outras formas de entretenimento digital.
Entre os temas contemplados pela trilha encontram-se: Métodos e processos de Design, narrativa, imersão, interatividade, jogabilidade (game play), Design de personagens, Design de Experiências Interativas, animação, efeitos especiais, interfaces, áudio, arte em Games.

Formatos para Submissão

Os trabalhos podem ser submetidos nos formatos de artigos (Full papers) e/ou Pôsteres Técnicos (Short papers).

Os Artigos (Full papers) devem primar pelo ineditismo e relevância em termos de pesquisa teórica, empírica ou aplicada. Podem ser escritos em Português ou Inglês e não exceder 10 páginas.

Os Pôsteres Técnicos (Short papers) são destinados a publicação de relatórios mais curtos de trabalhos de pesquisa ou obras que não estão suficientemente maduros para uma completa publicação como artigo. Podem ser escritos em Português ou Inglês e são limitados a 4 páginas.

Todas as contribuições devem ser originais e inéditas. Qualquer obra que tenha sido previamente publicado ou está sendo apresentado simultaneamente de forma similar a qualquer outra conferência ou revista, serão rejeitados. Trabalhos aceitos serão publicados nos Anais da Conferência, e pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer e apresentar o trabalho no simpósio.

As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema JEMS System.
Os artigos (Full papers) serão submetidos a um sistema avaliação cega (blind review). Sendo assim, os autores devem evitar incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, auto-referências explicitas, nomes de projetos, etc).

Tópicos de interesse incluem, mas não limitados a:

Design de Jogos: Termos e conceitos (entretenimento, diversão, prazer, motivação, etc); técnicas de desenvolvimento de conceito; Game Design; documentação; Level Design; jogabilidade (Game Play); Design de gênero; impactos das restrições especiais (legislação nacional ou regional, por exemplo) e aplicações (educação, formação, divulgação, etc) no Game Design; Game Design e personalização para diferentes plataformas.

Design de Interface: Métodos de Design; Design de interface; avaliação de interfaces; interatividade; integração de mídias; Ergonomia; jogabilidade; personalização de interface para dispositivos diferentes; tutoriais.

Arte em Jogos: Concepção e desenvolvimento de cenário e personagem; customização para diferentes dispositivos; Direção de Arte nos jogos; Estética em jogos; jogos como uma forma de arte.

Narrativa em Jogos: Teoria; pesquisa; processo de criação e resultados alcançados.

Mídia em Jogos: Áudio, texto, imagens, gráficos, Infográficos, animação, efeitos especiais, integração.de mídias

Papéis de Designers e Artistas em equipes de Desenvolvimento de Jogos: Habilidades especiais e as funções principais dos seguintes profissionais em equipes de desenvolvimento de jogos digitais: Designers, Artistas, Áudio Vídeo Experts, Programadores e técnicas para Integração de equipes.

Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres

Arquivo DOC – Microsoft Word

Arquivo Latex

Comitês

Coordenadores da Trilha de Artes e Design
Chair: Maria das Graças Chagas (PUC-Rio) - chagas@puc-rio.br
Local Chair: Tiago Barros (UNB) - tiago3barros@gmail.com

Comitê Científico

A ser divulgado

Datas Importantes

Prazo para submissão:   Extendido: 03 de Agosto de 2012

Notificação de Aceite: 3 de Setembro de 2012

Camera-ready: 17 de Setembro de 2012

Simpósio: 2 a 4 de Novembro de 2012

JEMS – sistema de submissão

Acesse aqui

Maiores informações: http://www.sbgames2012.com.br/?page_id=185

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>