TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

10

junho 2013

0

COMENTÁRIOS

Seminário – O sequestro da imagem: apropriações na fotografia

Escrito por , Postado em Cursos, Encontros, Eventos

seminario sequestro da imagem

O evento “O sequestro da imagem: apropriações na fotografia” traçará um panorama histórico sobre o caminho trilhado pela fotografia. Surgida no século XIX, este recurso para documentar a realidade, ao longo do século seguinte, ganhou um espaço antes ocupado pela estética e pintura. Nesse contexto, o seminário proporá reflexões teóricas sobre seu diálogo com a produção artística e irá além da discussão sobre o alargamento das fronteiras iniciais delineadas para a fotografia, refletindo sobre as novas potencialidades criativas e, principalmente, sobre a apropriação de imagens.

Participantes: Cássio Vasconcellos, David Evans, Dor Guez, Elaine Caramella, Fabio Cypriano, Francesca Lazzarini, Oscar Muñoz, Rosângela Rennó

28 a 30 de junho de 2013

Caixa Cultural São Paulo – Auditório 6º andar
Praça da Sé 111, Centro, São Paulo
A pré-inscrição pode ser feita por meio do site www.portodecultura.com.br, mas não garante a vaga; por isso é necessário chegar com uma hora de antecedência.

APRESENTAÇÃO

O sequestro da imagem: apropriações na fotografia é o tema de um seminário internacional que a Caixa Cultural São Paulo promove, entre dias 28 e 30/6, em parceria com a graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC-SP e a empresa de marketing cultural Porto de Cultura.

O evento traçará um panorama histórico sobre o caminho trilhado pela fotografia. Surgida no século XIX, este recurso para documentar a realidade, ao longo do século seguinte, ganhou um espaço antes ocupado pela estética e pintura. Nesse contexto, o seminário proporá reflexões teóricas sobre seu diálogo com a produção artística e irá além da discussão sobre o alargamento das fronteiras iniciais delineadas para a fotografia, refletindo sobre as novas potencialidades criativas e, principalmente, sobre a apropriação de imagens.

O seminário terá como palestrantes o historiador e especialista em fotografia David Evans e a crítica e curadora Francesca Lazzarini. Integrarão o debate os artistas Dor Guez, Oscar Muñoz, Rosângela Rennó e Cássio Vasconcellos, e os professores Elaine Caramella (Departamento de Arte, PUC-SP) e Fabio Cypriano (professor-doutor da PUC-SP, crítico de arte da Folha de S. Paulo e colaborador das revistas Frieze, na Inglaterra, e Flash Art, na Itália) atuarão como mediadores. Veja abaixo a programação completa do evento e saiba mais sobre os participantes.

O seminário internacional O sequestro da imagem: apropriações na fotografia é gratuito e tem um número limitado de vagas – veja abaixo como se inscrever. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e conta com o apoio institucional da PUC-SP, do Transamérica Hospitality Group, do Instituto Votorantim e da Avianca.

PROGRAMAÇÃO

Mesa 1 – Momentos de ruptura
Data: 28/6, sexta-feira
Horário: 15h às 17h
A valorização da experimentação e o rompimento dos paradigmas estabelecidos pela fotografia gerando uma pluralidade de experiências estéticas a partir da apropriação de imagens.
Participantes: Francesca Lazzarini – David Evans – Elaine Caramella (mediação).
Provocadora: Rosângela Rennó.

Mesa 2 – Apropriação e Colecionismo
Data: 29/6, sábado
Horário: 15h às 17h
Decomposição e recomposição de imagens em trabalhos artísticos que usam o processo de apropriação e o acúmulo de objetos pertencentes ao contexto emblemático da cultura de massa e da sociedade de consumo.
Participantes: Oscar Muñoz – Cassio Vasconcellos – Fabio Cypriano (mediação).
Provocadora: Francesca Lazzarini.

Mesa 3 – Contra o esquecimento
Data: 30/6, domingo
Horário: 15h às 17h
O uso da fotografia como registro e preservação de memória, a partir estratégias que questionam os limites de sua linguagem.
Participantes: Rosângela Rennó – Dor Guez – Fabio Cypriano (mediação).
Provocador: David Evans

SOBRE PARTICIPANTES

David Evans – Primeiro membro do Departamento de História e Teoria da Fotografia do Centro de Pesquisa do Birkbeck College na Universidade de Londres. Autor do livro “Appropriation” entre outros é articulista e comentarista em publicações de renome (dentre elas Afterimage, Eye, Foam, History of Photography).

Francesca Lazzarini – Artista, crítica e curadora. Desde 2011, colabora como coordenadora do programa e professora da Bienal Master of Fine Arts in Imaging Arts – Photography – na cidade de Modena. Colaborou para a fundação e desenvolvimento da Fondazione de Fotografia de Modena, projeto promovido pela Fondazione Cassa di Risparmio di Modena.

Dor Guez – Artista multidisciplinar, cujas instalações combinam práticas de vídeo e fotografia. É professor no Departamento de História e Teoria na Bezalel Academy of Arts and Design, em Jerusalém, e pesquisador de arquivos afiliado à Universidade de Tel Aviv.

Oscar Muñoz – O foco de sua obra na relação entre imagem e memória. Investiga a natureza da representação, borrando as fronteiras entre a fotografia, gravura, desenho, instalação, vídeo e escultura, muitas vezes fazendo uso de materiais inusitados. Suas obras podem ser vistas em importantes coleções de arte como Museum of Modern Art de New York, Colección Cisneros (Caracas), Tate Modern (Londres).

Cássio Vasconcellos – Fotógrafo paulistano, integra o seleto grupo do Blink – 100 photographers, 10 curators, 10 writers, livro publicado pela Phaidon Press, Inglaterra. Sua série Noturnos recebeu os prêmios de Melhor Exposição de Fotografia do ano de 2002, eleita pela APCA e o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, em 2001. Destaca-se pela especialização de fotos aéreas.

Rosângela Rennó – Doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo (1997). Como artista, já expôs em diversas mostras coletivas e individuais ao redor do mundo. A mais recente foi a exposição individual em 2012 Frutos Estranhos/ Seltsame Früchte / Strange Fruits. Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal e Fotomuseum Winterthur, Winterthur, Suiça. Seu trabalho está presente na coleção de importantes instituições como Tate Modern, Art Institut of Chicago, Inhotim, Museo Reina Sofia, Guggenheim NY, entre outros.

Elaine Caramella – Doutora livre-docente em Linguagem e valor artístico pela Unesp (2004), professora e pesquisadora do Departamento de Arte da PUC-SP, onde coordena o curso de graduação em Arte: História Crítica e Curadoria e é líder do grupo de pesquisa História da Arte, Crítica e Curadoria (cadastrado no CNPq). É autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre Teoria e História da Arte.

Fabio Cypriano – Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É professor da Universidade, crítico de artes plásticas da Folha de S. Paulo e colaborador das revistas Frieze (Inglaterra) e Flash Art International (Itália), entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>