TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

22

março 2012

0

COMENTÁRIOS

SP-Arte 2012: a maior feira de arte do país entre 10 e 13 de maio

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

SP-Arte-visao-panoramica

Já está quase tudo pronto para a maior feira de arte do país, a SP-Arte. O evento, que ocorre em São Paulo, entre os dias 10 e 13 de maio, ocupa pela primeira vez três pavimentos do Pavilhão da Bienal.

SP Arte 2012: fotografia de Nan Goldin estará em exposição no estande da galeria inglesa Sprovieri

A importância do evento vem crescendo com o passar das edições. No total, nesta edição serão 110 galerias, das quais 27 do exterior. Na primeira edição, em 2005, a SP-Arte contou com 41 galerias, apenas uma era estrangeira. Em entrevista ao site FFW, Fernanda Feitosa, diretora e fundadora da feira, acredita que o incremento na participação de galerias estrangeiras se deva a duas razões:

1) A SP-Arte se tornou internacionalmente conhecida pela qualidade de sua montagem, pela qualidade das galerias que seleciona para exporem na feira e pelos colecionadores brasileiros que circulam por ela. Isso por si só já vem atraindo mais galerias de fora a cada ano. Ano passado tivemos 14 galerias internacionais;

2) Em dezembro de 2011, a Secretaria da Fazenda de São Paulo isentou do ICMS a importação de obras de arte realizadas durante a feira pelas galerias participantes no evento. Isso fez baixar de 43% para cerca de 15% os tributos incidentes sobre a importação. Isso foi um estímulo adicional que ajudou a tornar a vinda para o Brasil uma decisão mais atrativa para mais galerias internacionais. Só como exemplo: o colecionador brasileiro acabava pagando de impostos o dobro do que um colecionador mexicano ou argentino paga para comprar uma obra internacional. Isso sem comparar aos colecionadores americanos ou europeus, que pagam algo entre 0 e 7% de impostos de importação. Arte é um bem cultural que deve circular quase que livremente, pois é importante entre os povos. O Brasil está na contramão da história se continuar com essas tarifas tão proibitivas, condenando a população ao isolamento cultural.

3) A SP-Arte tem contribuído muito para a ampliação do “universo” dos colecionadores, introduzindo galerias internacionais a cada ano e viabilizando a exposição de artistas internacionais. Isso amplia o olhar do colecionador brasileiro, que passou a frequentar feiras internacionais e a se interessar por artistas internacionais. Essa mudança de interesse não tem passado desapercebida pelas galerias internacionais que vêem no brasileiro um novo e potencial comprador.

SP Arte 2012: Trabalho de Maria José Arjona, da galeria Anita Beckers

A SP-Arte tem se mostrado um evento muito importante para o cenário do mercado da arte no Brasil. Para Feitosa, a SP-Arte teve um papel pioneiro no processo de expansão do mercado de arte. Além disso, segundo a diretora da feira,

a SP-Arte contribui para a inserção de novos artistas na medida em que desperta o interesse de novos colecionadores. Temos que criar condições de escoamento da produção jovem contemporânea em nosso país, e uma das formas de fazer isso é estimulando o colecionismo privado e público (de instituições e museus, como o Itaú Cultural, a Pinacoteca, o MAM, que compram obras na feira)

Entre as representantes estrangeiras, foram confirmadas as galerias espanholas Elvira Gonzalez, Elba Benitez, La Caja Negra e La Fábrica; Galeria Filomena Soares, de Portugal; Anita Beckers, Swedish Photography e Weingrül, da Alemanha; Yvon Lambert, da França; Leon Tovar Gallery, de Nova York; Casas Riegner e Fernando Pradilla, da Colombia; e Sprovieri e White Cube, de Londres. Entre as brasileiras, estão Fortes Vilaça, LOGO, Luciana Brito, Nara Roesler, Millan, Vermelho, A Gentil Carioca, Choque Cultural, DAN, Jean Boghici e Paulo Kuzcysnki.

SP-ARTE / 2012

Datas e horários:

10 e 11 de maio, das 14h às 22h

12 e 13 de maio, das 12h às 20h

Local:

Pavilhão Ciccillo Matarazzo

Parque do Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo

Ingressos:

Inteira: R$ 30

Meia-entrada: R$ 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>