TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

21

janeiro 2013

0

COMENTÁRIOS

SP Urban Digital Festival novamente na Av. Paulista!

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Exposições, Exposições em São Paulo, Festival

SP_URBAN DIGITAL FESTIVAL ritmo de sao paulo (2)

  SP_URBAN DIGITAL FESTIVAL ritmo de sao paulo (3)A galeria de arte digital a céu aberto irá ornamentar a Avenida Paulista novamente! Uma das obras do SP Urban Digital Festival, lá no edifício FIESP/SESI, será reprisada em celebração ao aniversário de São Paulo – de 24 a 27 de janeiro, das 20h às 5h.

A escolhida é “O Ritmo de São Paulo“, dos artistas Mar Canet & Varvara Guljajeva – Espanha/ Estônia. Esta obra possui o aspecto visual de um metrônomo em movimento e representa o ritmo em tempo real da atividade dos paulistanos na redes sociais (Twitter, Flickr, Youtube, Facebook). A obra consiste na visualização do desempenho contínuo, único e imprevisível de dados digitais sociais e movimento cinético, convidando o público a uma experiência participativa de suas atividades virtuais.

Sobre os artistas:

Mar Canet é um artista interdisciplinar com formação em Arte, Design, desenvolvimento de jogos e interfaces culturais. Trabalhou como engenheiro criativo na renomada instituição de arte eletrônica Ars Electronica Futurelab (Linz, Áustria). É co-fundador dos coletivos de arte digital Derivart e Lummo e, com eles, participou de diversas exposições e festivais internacionais. Varvara é uma artista dedicada a explorar o som, as pessoas, as relações com a tecnologia e seus materiais. Seu foco principal são as novas formas de arte e seu reflexo na sociedade, ambiente e “cyber-cidade”. Desde de 2011, Mar e Varvara participam de residências artísticas nas seguintes instituições culturais: IAMAS (Japão), FACT (Inglaterra), MU Gallery (Holanda), STPLN (Suécia), Verbeken Foundation (Bélgica), Marginalia+lab (Belo Horizonte, Brasil).

Sobre o SP Urban Digital Festival:

SP_URBAN DIGITAL FESTIVAL ritmo de sao paulo (1)Impossível não reparar no prédio da sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Inaugurado em 1979, o edifício se sobressai na paisagem urbana da Avenida Paulista com sua imponente fachada piramidal. Agora imagine transformar este marco da arquitetura paulistana num canal de arte digital para a exibição de obras visuais ou, se preferir, numa moderna galeria virtual a céu aberto. Atribuir uma nova função social a um dos edifícios mais simbólicos da maior metrópole brasileira é a missão do SP_URBAN DIGITAL FESTIVAL.

Ousado e gigantesco, o projeto se insere dentro do conceito de Media Facade. Muito se fala sobre este termo na Europa, que nada mais é do que transformar fachadas arquitetônicas em telas para exibição de obras audiovisuais.

Foram instalados no prédio da FIESP/SESI-SP, apelidado de “colméia”, 26.241 clusters, cada um formado por 4 lâmpadas de LED (light emitting code). Esta cadeia elétrica possibilita a transmissão de até 4,3 bilhões de combinações de cores. A estrutura metálica que reveste o edifício está recheada de lâmpadas de LED, transformando assim, sua fachada na maior e primeira galeria de arte digital da América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>