TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

22

novembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Telefônica Digital e LABoral organizam NEXT THINGS 2012, o Primeiro Desafio Global de Arte & Tecnologia

Escrito por , Postado em Concursos, Eventos

next things 2012

Telefônica Digital e LABoral organizam NEXT THINGS 2012, o Primeiro Desafio Global de Arte & Tecnologia. O objetivo do desafio é unir arte e tecnologia, artistas e tecnologias, e incentivar o enorme potencial possibilitado pela mescla da criatividade e a visão dos artistas com as poderosas tecnologias de hardware aberto. Next Things 2012 busca encontrar ideias inovadoras sobre a Internet das Coisas na interação da arte com a tecnologia: arte que utiliza objetos, espaços, conectados, inteligentes, como um meio ou arte que reformula e reflete acerca de qual poderia ser o papel da Internet das Coisas (ou em que se poderia transformar).

- Como um objeto pode se transformar se o dotamos de conexão inalâmbrica?

- Como estabelecer uma interface com os espaços que nos rodeiam e com sua estrutura subjacente? E para que?

- O que significa que as pesssoas se conectem, não apenas entre si, mas também com os objetos e estes entre si?

O que se busca é refletir sobre esse tipo de questões e explorar o impacto que a Internet das Coisas, as Interações Máquina a Máquina (M2M) ou os Espaços Inteligentes podem ter na vida das pessoas, em uma escala que vai do indivíduo ao conjunto das sociedades. Poderia, portanto, guardar relação com os objetos que nos rodeiam, tais como a roupa, o transporte, a comunicação intermáquina, a resolução de problemas sociais…

Serão valorizadas as ideias apresentadas que:

- traduzam em entidades manufaturáveis, que possam ser reproduzidas e empregadas pelas pessoas / sociedades.

- estejam conectadas inalambricamente à internet.

O prêmio a ser concedido é uma bolsa de artista de seis meses a dividir entre Telefônica R&D (divisão de investigação tecnológica e desenvolvimento da Telefônica) em Barcelona, e LABoral Centro de Arte e Criação Industrial (através da Plataforma Cero, seu Centro de Investigação, Produção e Recursos) em Gijón. O objeto da bolsa é permitir ao bolsista materializar a ideia escolhida. Além disso a bolsa prevê uma ajuda de 12.000 euros brutos para cobrir todos os gastos derivados da bolsa: produção, viagem, honorários e outros gastos gerais.

O período limitado para a recepção das inscrições expira às 14h de 5 de janeiro de 2012. A decisão se fará pública dia 16 de janeiro de 2012. E a bolsa de estudo terá começo em 12 de março de 2012.

Informe-se mais sobre a convocatória no link abaixo!

Link-se:

- Convocatórias Next Things 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>