TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

3

dezembro 2012

0

COMENTÁRIOS

TRANSPERFORMANCE 2: Intervenção urbana no Oi Futuro – Flamengo

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Exposições

RD_O Brilho da Cidade_Foto Bárbara Lopes

No dia 26 de novembro, no Oi Futuro Flamengo, o artista visual Ronald Duarte apresentou a intervenção urbana “O Brilho da Cidade”. Através de potentes focos de luzes lançados do telhado do Oi Futuro Flamengo sobre espelhos instalados em prédios circunvizinhos, foi forjada uma triangulação visual, cujo ponto de encontro se deuna entrada do centro cultural.

Segundo Ronald, a obra, além de demarcar o espaço público, dialogando com a arquitetura da cidade, apresenta linhas de tensões que questionam a espacialidade urbana. A intervenção faz parte do projeto TRANSPERFORMANCE 2 – Inventário dos Gestos, em cartaz até 16 de dezembro, através de uma mostra de vídeo no Oi Futuro do Flamengo e ações performativas em outros pontos da cidade. A curadoria, nessa edição, é da crítica e pesquisadora Marisa Flórido.

A intervenção no prédio do centro cultural se dá através da utilização de canhões de laser construídos pelo próprio artista de forma artesanal, que funcionam a partir de baterias com carga limitada e duração indefinida. O artista, ao trabalhar com o conceito da ‘perecibilidade’ da obra, questiona o espaço temporal, uma vez que o trabalho, embora previsto para acontecer até o final do TRANSPERFORMANCE 2, pode antes dessa data, dependendo do desempenho das baterias, simplesmente “morrer”.

O Brilho da Cidade é um desdobramento da performance O Brilho dos Olhos, apresentada pelo artista, em 2009, na cidade do Recife, quando 16 pessoas se colocaram nas margens opostas do Rio Capibaribe, rebatendo infinitamente a luz do sol, com feixes de luz em zigue-zague e, também, em 2011, na Ilha da Madeira, quando três gigantescos espelhos foram colocados nas montanhas, multiplicando o por do sol em novos espaços.

SERVIÇO

Data: 26 de novembro a 16 de dezembro de 2012

Nome do evento: TRANSPERFORMANCE 2 – INVENTÁRIO DOS GESTOS Intervenção urbana: O Brilho da Cidade

Artista: Ronald Duarte

Local: Oi Futuro, no Flamengo

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro

Tel.: 21 3131 3060

Hora: 18h às 21h

Curadoria: Marisa Flórido

Produção: Fase 10 Produções Artísticas

Realização: Oi Futuro

Patrocínio: Oi e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

Link: http://www.oifuturo.org.br/cultura/oi-futuro-flamengo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>