TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

19

outubro 2012

1

COMENTÁRIOS

Zona Digital, no OI Futuro, discute o impacto das novas tecnologias na criação cultural

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos

zona-digital-oi-futuro

O Oi Cabeça chega à segunda edição, agora rebatizado de Zona Digital, e vai reunir a partir de outubro e nos próximos meses, pesquisadores, escritores e grandes pensadores nacionais e internacionais no Oi Futuro, no Flamengo. Projeto da Aeroplano Editora, com curadoria das professoras Heloisa Buarque de Hollanda, Cristiane Costa e Eliane Costa, a série vai discutir o impacto das novas tecnologias na criação cultural em base digital e seu reflexo no mercado editorial. “Vamos promover um debate sobre o livro e suas narrativas nesse novo cenário que se estabelece com a presença de tecnologias de ponta em todas as etapas de produção e criação editorial. O mercado, perplexo diante do avanço digital, está buscando formas de se adequar a essa nova era”, diz Heloisa.

zona-digital-oi-futuro

O primeiro encontro, que ocorreu ontem, teve como convidado o americano Peter Meyers, autoridade em literatura digital e autor dos livros Enhanced Ebooks Today & Tomorrow: A Survey for Authors and Publishers e Best iPad. Colaborador do The New York Times e do Wall Street Journal, Meyers vai discutir, ao lado de Cristiane Costa, o tema “O Livro Expandido”. Seu blog, www.newkindofbook.com, é referência sobre o assunto e discute profundamente os rumos da literatura na era digital, mapeando as novas possibilidades de expressão oferecidas pela arte tecnológica.

“O projeto Zona Digital veio para apresentar pensamentos de ponta. Estimular a criação. Provocar e aprofundar debates. Criar uma articulação e promover a produção compartilhada entre artistas e pensadores do universo digital”, diz Cristiane Costa.

Ao longo dos próximos meses, o Zona Digital reabrirá um espaço importante no debate intelectual, trazendo para o Brasil outros grandes pensadores, ampliando o espectro do projeto original, iniciado em 2011 com o Oi Cabeça. Ao lado das questões geradas pela convergência de linguagens e mídias, serão abordadas questões sociais geradas pelos avanços tecnológicos e pelas práticas low tech que começam a se manifestar como saídas criativas no universo digital.

Outra novidade dessa edição é o formato de Palestra Ação: apresentação seguida de experiências aplicadas e interação com o público sobre o tema abordado. No final das palestras, o projeto promoverá um encontro com a presença do palestrante, com o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de se conhecerem, aprofundarem os temas da palestra e estabelecerem contatos e parcerias.

O Zona Digital também vai dar visibilidade aos novos criadores com três labfóruns, constituídos por vários artistas e produtores culturais ligados ao tema proposto liderados por um ou dois profissionais reconhecidos de cada área. A escolha dos participantes será feita através de chamadas no hotsite do projeto no Portal Literal, da revista Zona Digital, do site da Aeroplano e do site do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV.

CONFIRA OS PRÓXIMOS ENCONTROS

Nos próximos encontros, o Zona Digital levará ao Oi Futuro do Flamengo os seguintes temas:

- O Livro Transmídia – com Carlo Carrenho, Luiz Noronha e Helena Klang

- O Livro Aplicativo com Greg Bateman (lab VOOK) e Cristiane Costa

- Rompendo a Cadeia Editorial, com Jesse Potash, do Publush, e Gabriela Dias

- Jogos Narrativos Guilherme Xavier, Israel Mendes, Ana Paula Severo e Pedro Augusto Francisco, com mediação de Arthur Protásio

- Acessibilidade.com: com Suzana Herculano, Claudia Werneck, Marcelo Yuka e Marco Antonio de Queiroz, e mediação de Eliane Costa

- Ópera Literária, com Arnaldo Antunes e 10 convidados.

SOBRE AS CURADORAS

Cristiane Costa é coordenadora do curso de jornalismo da ECO-UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura e pesquisadora do pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Foi editora do Portal Literal e hoje edita o site Zona Digital.

Heloisa Buarque de Hollanda é escritora, professora de teoria crítica da cultura da UFRJ, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), diretora da Aeroplano Editora e Consultoria e curadora do Portal Literal . É autora de muitos livros, entre eles Impressões de Viagem, Cultura e Participação nos anos 60; Pós Modernismo e Política; O Feminismo como Crítica da Cultura; Guia Poético do Rio de Janeiro; Outra Línea de Fuego: 15 Poemas Ultracontemporaneas; Enter, Uma Antologia Digital; Escolhas: Uma Autobiografia Intelectual.

Eliane Costa é professora da Universidade Cândido Mendes, formada em Física pela PUC-Rio, com pós-graduação em Engenharia de Sistemas, pela COPPE/UFRJ e MBA em Comunicação com formação em Marketing pela ESPM. É mestranda em “Bens Culturais e Responsabilidade Social” no CPDOC da FGV-Rio, com dissertação sobre o posicionamento do Ministério da Cultura (na gestão Gilberto Gil) diante do cenário das tecnologias digitais e das redes. Trabalhou na Petrobras de 1975 a 2011. Atuou nas áreas de Tecnologia da Informação, na Universidade Petrobras (área de ensino voltada à força de trabalho) e na Comunicação Institucional.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>