TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

7

maio 2012

0

COMENTÁRIOS

9 de julho: Vírus DNSChanger provocará apagão na internet. Veja se seu computador está infectado.

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias

dnschanger

No próximo dia 9 de julho você pode ficar sem internet devido a um vírus massivo que ameaça produzir um apagão generalizado em mais de 300 mil computadores em todo o mundo, segundo alerta do FBI. O apagão deverá se produzir por um vírus que se camufla em uma publicidade falsa.

A medida será aplicada com o fim de economizar dinheiro, já que a operação de segurança é muito custosa. No próximo 9 de julho, alguns serviços deixarão de funcionar para evitar que o vírus troiano infete mais computadores e cumpra seu objetivo.

Descubra se você vai ficar sem internet em 9 de julho

Segundo o FBI, centenas de milhares de computadores em todo o mundo poderão ficar sem internet a causa de um vírus que se expande em um ritmo vertiginoso. A maior quantidade deles se encontram nos Estados Unidos, Itália, Índia, Inglaterra e Alemanha.

Embora a maioria dos computadores afetados sejam dos Estados Unidos, usuários de todo o mundo poderão ser surpreendidos quando abram seu navegador em 9 de julho e descubram que não têm acesso à internet.

As autoridades norte-americanas recomendam acessar à página web dcwg.org para comprovar e limpar o computador do malware instalado. Por via das dúvidas, melhor verificar se o seu computador poderia estar entre os afetados.


O vírus troiano DNSChanger

O vírus é um troiano DNSChanger, que circula na web desde 2007. De acordo com o portal “FoxNews”, já atacou milhões de computadores até o dia de hoje. O objetivo deste malware é desviar o tráfego da internet a sites publicitários, para obter ingressos no conceito de visitas obtidas. Em novembro passado, a ‘Operação Click Fantasma’ levou à detenção de seis cidadãos da Estônia, acusados de fraude, ao infectar milhares de computadores com o vírus troiano que facilitava a entrada de vírus informático no sistema. De acordo com o FBI, os piratas utilizaram o acesso para redirigir os usuários a seus servidores e manipular a publicidade online. Com a ação, os piratas teriam ganhado, ilegalmente, até 14 milhões de dólares em ingressos. Para evitar esse movimento fraudulento, o FBI decidiu apagar os servidores infetados, deixando desprotegidos mais de 300 mil computadores. E, para evitar a desconexão imediata de muitos dos usuários infectados e dar tempo para a limpeza de seus arquivos, o FBI ativou servidores temporais.

Em 9 de julho, a agência apagará definitivamente os servidores. Logo, é urgente que os usuários de todo o mundo comprovem se seu computador está afetado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>