TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

30

janeiro 2013

0

COMENTÁRIOS

A capa de revista que nunca devia ter sido publicada

Escrito por , Postado em Notícias, Publicação

capa-magnolia-rajoy-morto

Genial a resposta da Revista Mongolia ao erro “involuntário” do jornal espanhol El País que, na última quinta-feira (24 de janeiro), publicou uma foto falsa do presidente venezuelano Hugo Chávez entubado.

revista mongolia rajoy morreu

Quem esteve atento aos últimos acontecimentos, se recordará que El País retirou de circulação, rapidamente, uma foto falsa de Chávez. A foto mostrava a cabeça de um homem deitado e entubado. Ao publicar a imagem, o jornal afirmou, em sua versão online, tratar-se de uma “imagem inédita e exclusiva, tirada há alguns dias e que mostrava um momento de seu tratamento médico em Cuba, segundo as fontes consultadas pelo jornal“.

Posteriormente, a diretoria do jornal admitiu o erro e emitiu comunicado pedindo desculpas pela publicação da foto falsa.

el pais foto falsa hugo chavez

Erros, desculpas e acusações à parte, fica evidente a crise do jornalismo. Na sociedade da informação, em que anônimos publicam em seus perfis nas redes sociais imagens e fatos mais rápido do que os veículos de comunicação, a ânsia por ser o primeiro a publicar dados exclusivos e inéditos leva à despreocupação pela verificação de fontes.

Uma chuva de críticas e manifestações sobre o erro cometido pelo El País teve eco na internet. Hoje causa impacto a capa da revista Mongolia: uma capa que nunca devia ter sido publicada.

O novo número da revista satírica anuncia, na capa, a morte do presidente espanhol Mariano Rajoy. No site da publicação, juntamente com um incisivo texto à respeito da veracidade da informação, oferece vagas explicações a capa seria publicada independentemente de saber que se trata de uma notícia falsa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>