TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

27

janeiro 2012

0

COMENTÁRIOS

A favor de interesses comerciais, Twitter gera censura na rede!

Escrito por , Postado em Notícias

twitter

Ontem Twitter anunciou que vai começar a aplicar censura em determinados conteúdos publicados em sua rede, dependendo do país. A rede informou que vai bloquear as mensagens que possam ser ofensivas para certa cultura. A justificativa para tal decisão se deve à expansão internacional do veículos a países que contam com  ”ideias diferentes sobre o contorno da liberdade de expressão”.

O site mencionou os casos de França e Alemanha, países que abolem conteúdos pró-nazistas. Dessa forma, certos assuntos deverão ser inacessíveis aos usuários de determinadas regiões, mas ainda vão poder ser acessados em outros lugares do mundo, segundo explica a empresa. Ainda assim, a empresa não divulgou que países passariam por essa medida.

Ainda, de acordo com o texto, quando houver um bloqueio de informação, o Twitter informará ao usuário. “Um dos nossos valores fundamentais como empresa é defender e respeitar a voz de cada usuário. Tentamos manter o conteúdo até onde e quando podemos, e vamos procurar ser transparentes com os usuários quando não pudermos mais. Os tuítes continuar a fluir”, finalizou.

Fato é que o mundo viu como o Twitter se tornou um poderoso instrumento para manifestações políticas e sociais. Por exemplo, na Primavera Árabe teve sua importância para a livre expressão da comunidade. Caso o bloqueio das mensagens seja efetuado, determinadas culturas podem ver bloqueados seus acessos a este instrumento.

No Twitter usuários de todo o mundo definem o bloqueio como “censura na Rede” e programam para amanhã uma “greve de tweets”. Usuários têm se organizado para não publicar nenhum tweet durante todo o dia de amanhã. Outro episódio interessante da discussão sobre a liberdade de expressão na Rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>