TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

23

abril 2012

0

COMENTÁRIOS

“A internet acabará com a indústria cinematográfica de Hollywood”, afirmou fundador de Wikipedia

Escrito por , Postado em Notícias

hollywood megaupload

Jimmy Wales, fundador de Wikipedia acredita que a internet acabará com a indústria cinematográfica de Hollywood do mesmo modo que sua página acabou com a Enciclopédia. “Ninguém se dará conta quando Hollywood morra. E ninguém se importará com isso”, disse Wales em intervenção no Global INET 2012, um forum que durante dois dias analisa e discute o presente e o futuro da Rede.

O criador da maior enciclopédia generalista da internet, a qual visitam cada dia milhões de pessoas em todo o mundo, argumentou que a seguinte grande revolução da Rede será a da imagem, até o ponto de que a maior indústria mundial do cinema desaparecerá.

Wales assinalou que a possibilidade de produção e intercâmbio de imagens na Rede está permitindo a criação de uma grande comunidade que colabora para contar e produzir filmes. Para ele, isso “não é um processo relacionado com uma inovação técnica, mas com uma inovação social”.

O fundador da Wikipedia ainda afirmou que, no momento, o vídeo na Rede está na mesma situação que se encontrava em 1999. YouTube é divertido, mas a contribuição ainda é individual. Ele está convencido de que uma grande revolução ainda está por vir. Em poucos anos, a nova geração produzirá filmes em colaboração, com qualidade superior do que as produzidas por Hollywood. Serão ainda mais populares, destruindo o modelo de negócio da grande indústria cinematográfica. Algo parecido ao que ocorreu com a Enciclopedia Britânica, impedida de concorrer com a Wikipedia. Por isso, a indústria de Hollywood teria motivos suficientes para estar preocupada com a pirataria.

Que venha a próxima geração para que vejamos se se confirma ou não a predição de Jimmy Wale.

Via El Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>