TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

23

novembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Anatomia do Facebook: pouco mais de 4 graus nos separam uns dos outros no mundo

Escrito por , Postado em Notícias

conectados

Pesquisadores do Facebook e da Universidade de Milão descobriram que não estamos a seis graus de separação uns dos outros tal como defendia a teoria do escritor húngaro Fringyes Karinthy, em 1929. De fato o mundo foi reduzido a 4,7 graus de separação. De acordo com o estudo realizado, o crescimento da base de usuários na rede social é proporcional à redução dos graus que nos separam.

Fringyes Karinthy havia proposto, em 1929, que estávamos conectados a qualquer pessoa do planeta através de apenas seis pessoas (o amigo do amigo do amigo…). A ideia foi posta em prática pelo psicólogo Stanley Milgram através do “experimento do mundo pequeno”, em 1960. Milgram enviou pacotes a 160 pessoas que não conhecia e que viviam em Omaha, Nebraska, pedindo-lhes que expedissem o pacote a outra pessoa que acreditassem pudesse ajudar a chegar ao destinatário final (um corretor da bolsa de Boston).

Seu experimento verificou que, para chegar ao destino final, o pacote passou por mãos de 2 a 10 intermediários, com média de cinco intermediários.

O mesmo experimento foi aplicado com Facebook, medindo a quantidade de “amigos” que cada um tem na rede social. A companhia examinou a 721 milhões de usuários ativos, o equivalente a 10% da população mundial. Foram assinaladas a existência de 69 bilhões de conexões em toda a base de dados. Além disso, a metade dos usuários possui mais de 100 amigos na rede e 10% do total de usuários têm 10 ou menos conexões com outros usuários da rede. Conforme assinala o estudo, enquanto Facebook crescia ao longo de sua existência, representando uma fração cada vez maior da população global, o mundo se tornou estavelmente mais conectado. A distância entre as pessoas que tinha uma média de 5,28 graus, agora é de 4,74. E, no caso de que os contatos conectados na rede sejam do mesmo país, a separação se reduz ainda mais, podendo atingir apenas 3 graus.

Via @Anatomy of Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>