TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

23

janeiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Anonymous avisa: “Já começou a ciberguerra entre o Anonymous, o povo e o governo dos Estados Unidos”!

Escrito por , Postado em Notícias

anonymous_0

Primeiro Anonymous disponibiliza catálogo de filmes e músicas da Sony. E o grupo de hackers já avisou que, no sábado, será a vez de Facebook. Anonymous pretende derrubar a mais famosa rede social do mundo. Leia os artigos para entender melhor!

Anonymous avisa: próxima vítima é o Facebook, dia 28 

A estratégia é simples: basta que um grande número de pessoas faça um download no momento combinado, sobrecarregando o site. Ainda segundo a voz misteriosa, não é preciso ter medo, pois não há como um grupo tão grande ser rastreado nem impedido de realizar a ação.

O post não explica porque o Facebook foi escolhido dessa vez, mas parece fazer uma conexão entre a rede social e o governo norte-americano. “Uma guerra online já começou entre o Anonymous, o povo e o governo dos Estados Unidos”. Um vídeo postado em 2011, também atribuído ao grupo, ameaçava atacar o Facebook em 5 de novembro daquele ano, e acusava o site de vender informações de usuários ao governo. A ameaça, no entanto, não se concretizou.

Outro motivo pode ser a isenção de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante um longo período, em relação ao projetos SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act). Zuckerberg se pronunciou sobre o assunto apenas no último dia 18, com um post em sua rede social. “A Internet é a ferramenta mais poderosa que temos para criar um mundo mais aberto e conectado. Não podemos deixar que leis mal elaboradas fiquem no caminho do desenvolvimento da Internet.”

Seja qual for o motivo da represália à rede social, o movimento, originado em 2003 e que prega a desobediência civil, tem um histórico de sucesso no que se refere a protestos na Internet. O último foi no dia 20, quando hackers do grupo publicaram dados pessoais de Robert Mueller, do FBI, em retaliação às ações promovidas contra o site Megaupload, acusado de pirataria e que teve sua página de downloads bloqueada.

Ainda: Anonymous disponibiliza catálogo de filmes e músicas da Sony

O grupo hacktivista Anonymous deu mais uma demonstração de seu poder. Eles disponibilizaram hoje (23/01) parte do acervo da Sony para download gratuito, em áudio e vídeo, em resposta aos últimos acontecimentos relacionados ao combate à pirataria e ao compartilhamento de arquivos de forma ilegal na web.

O grupo liberou em uma página simples na web links para download da discografia completa de vários artistas que possuem contrato com a Sony, incluindo Alicia Keys, Bruce Springsteen, Carrie Underwood, Franz Ferdinand e Jennifer Lopez. Também estão disponíveis todos os álbuns ligados à série de TV Glee, e trilhas sonoras de filmes produzidos pela Sony.

Na página, também é possível encontrar links para alguns dos filmes de maior sucesso produzidos pela Sony, em ordem de ano de lançamento, a partir de 2000. A maioria dos links remete a arquivos Torrent, mas é possível encontrar opções para download direto.

A iniciativa do Anonymous é mais uma resposta ao fechamento do Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento online do mundo, que foi desativado pelo FBI na última quinta-feira (19/01). A ação aconteceu logo depois de vários protestos contra os projetos de lei SOPA e PIPA, que estavam em discussão no Congresso dos Estados Unidos. Após a manifestação negativa dos internautas do mundo todo, os projetos foram arquivados por tempo indeterminado.

Por outro lado, diversos outros serviços de compartilhamento de arquivos, como o Fileserve e o Mediafire, tiveram seus arquivos deletados, ou foram desativados, sem maiores explicações. Isso pode ser reflexo do temor que as mesmas aplicações legais do Megaupload se apliquem a esses serviços, ou pode ser mais uma iniciativa do governo norte-americano.

Via @Techtudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>