TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

30

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

Arma Sonora Telemática – #BANGCampoMarte, onde os protestos digitais se tornam algo real

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias, Tecnologia

BANGCampoMarte 01

Astrovandalistas é um “coletivo translocal” que funciona principalmente na Cidade do México, embora alguns de seus membros se dispõe a colaborar desde diferentes lugares do México e do mundo. O coletivo se dedica à investigação de interfaces de comunicação humano-máquina ou humano-humano e ao desenvolvimento de ferramentas de manifestação coletiva baseadas em tecnologias livres.

O último projeto está focado em formas de manifestação digital que, de alguma forma, possam ser transformadas em algo tangível. O BANGCampoMarte é uma Arma Sonora Telemática (AST) cujo funcionamento permanente é uma forma de recordar a estratégia de militarização do estado mexicano.

O funcionamento é bastante simples. Cada vez que for escrito no Twitter a hashtag #BANGCampoMarte é ativada a Arma Sonora Telemática, um mecanismo conectado a um motor na estrutura metálica situada diante do Campo Marte, na Cidade do México, e que ao girar faz um grande ruído. Para o coletivo, Campo marte, por remeter a um passado repressivo esquecido pouco a pouto, é o lugar perfeito para implementar AST, que a partir de um protesto virtual se transforma em algo real e tangível.

No site oficial do projeto há um registro audiovisual da montagem, incluindo o código fonte e a instalação do Arduino que faz com que o motor se mexa a cada menção da hashtag no Twitter. Estará ativo durante um mês e qualquer um pode fazê-lo soar, sem importar o lugar onde estejam. Basta escrever a palavra mágica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>