TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

20

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Ciborgues… muito humanos (documentário)

Escrito por , Postado em Destacadas, Notícias, Tecnologia, Vídeos

Já está online o documentário Ciborgues… muito humanos (Cyborgs… muy humanos) produzido pela rede de televisão espanhola RTVE. A um ser formado por matéria viva e dispositivos eletrônicos chamamos ciborgue e, geralmente, o associamos à ficção científica. No entanto, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia permitem conectar o nosso corpo, o nosso sistema nervoso, a elementos artificiais, ampliando nossas capacidades.

Neil Harbisson

O documentário Ciborgues… muito humanos está protagonizado por pessoas que utilizam dispositivos eletrônicos conectados a seu corpo. O vídeo começa com a história de Neil Harbisson, um cidadão do Reino Unido reconhecido oficialmente como o primeiro ciborgue da humanidade. Harbisson nasceu com uma doença chamada Acromatopsia, uma mal que lhe impede interpretar as cores com sua visão, deixando-lhe simplesmente com a capacidade de detectar o branco, o negro e a escala de cinzas.

Neil Harbisson

Desde 2004, ele usa uma câmera que detecta cores e de algum modo as transforma em ondas de som. Como visto nas imagens, a câmera e os fones de ouvido estão acoplados à sua cabeça. Neil, que é artista, dessa forma pode criar obras com tons de cores, completamente consciente de quais quer plasmar na tela.

Link para o vídeo:

Ciborgues… muito humanos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *