TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

14

fevereiro 2013

0

COMENTÁRIOS

Dança noturna dos apaixonados – Paul Schneggenburgerm

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Arte e Cultura, Criação Artística, Destacadas, Exposições, Fotografia, Notícias

Dança noturna dos apaixonados - Paul Schneggenburgerm

Dança noturna dos apaixonados - Paul Schneggenburgerm

Para aproveitar o clima romântico do dia de San Valentin aqui na Europa e para esquecermos um pouco da crise que assola a todos nós nos últimos anos, decidi apresentar hoje  o curioso trabalho produzido pelo artista alemão Paul Schneggenburgerm.

Schneggenburgerm me  foi apresentado faz uma semanas  por minha querida amiga Vanessa Komatsu, promissora aspirante a fotógrafa. Porém,    resolvi esperar um dia propício para mostrar-lhe para vocês.

O fotógrafo alemão começou sua pesquisa intitulada ”The Sleep of the Beloved” como produção final de seu curso de fotografia na Universidade de Viena, na Áustria, em 2010. Desde então, a investigação fotográfica sobre o tema rendeu-lhe uma longa produção fotográfica que hoje está exposta na galeria vienense AnzenbergerGallery,  de 04 de fevereiro a 8 de março de 2013.

“The Sleep of Beloved”  foi produzida devido a curiosidade  que o artista possuía sobre o comportamento dos apaixonados quando dormem juntos. Schneggenburgerm se perguntava como se comportavam os casais durante as horas de sono?  Como se posicionavam na cama? Dormiam toda a noite abraçados? Trocavam carícias? Separavam-se durante a noite? O que escondia a noite dos casais?

Para ter suas perguntas respondidas o artista convidou casais amigos para que participassem de uma sessão fotográfica noturna que registraria o baile dos enamorados quando dormiam na mesma cama. Para isso, instalou câmeras nos quartos dos voluntários e  utilizou  exposições fotográficas de duração de até seis horas por noite que terminavam somente com o raiar do sol. Além da longa exposição, para poder registrar cada movimento, Schneggenburgerm iluminou os quartos com pequenas luzes led, dessas que são usadas nas árvores de natal.

O resultado desses longos momentos de dança a dois foram composições fotográficas de sofisticado valor estético  que primam pela leveza poética e técnica primorosa. Além de serem bastante inspiradoras as fotos do artista  nos transmitem uma atmosfera etérea e envolvente, muitas vezes nos transportando ao misterioso universo onírico.

Com vocês “The Sleep of Beloved” e o depoimento de um dos participantes que fala sobre a produção fotográfica e a exposição de seus segredos noturnos mais íntimos:

“Eu nunca dormi em lençóis negros e nunca me cubro. Eu normalmente não me fotografo e se o faço é sempre através de uma situação que posso controlar. Eu/nós talvez estamos fazendo isso por você e pela arte. A perda do controle da situação te ameaça, a nudez te ameaça,  o ego te ameaça o amor cavado na pedra te ameaça. (…)Mas eu estou cansada e tentarei dormir o mais bonito possível. Nós confiamos em você e te damos a permissão para ver um longo momento e um possível segredo. Como você pode fotografar pessoas que não querem ser vistas e que preferem se esconder abaixo dos lençóis? “

Um Amante (Trad. livre http://www.schneggenburger.at/pictures.html)

asal2-1

Foto divulgação Tumblr

Feliz dia de San Valentin! <3

 

Mais informações em:

Página oficial do fotógrafo Paul Schneggenburgerm

http://www.schneggenburger.at

 

Galeria AzenberguerGallery

http://www.anzenbergergallery

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>