Dia da Liberdade na Internet, um ano após apagão virtual
Escrito por Redação, Postado em Arte e Cultura, Destacadas, Notícias, Redes Sociais
O Dia Internacional pela Liberdade de Expressão é festejado dia 12 de março, mas ativistas da internet se organizaram através do site InternetFreedomDay.net para fazer de 18 de janeiro, o Dia da Liberdade na Internet. Isso porque foi justamente há um ano, em 18 de janeiro de 2012, que ocorreu o protesto através das redes sociais e o apagão de milhares de sites importantes, tal como Wikipedia, para deter a Stop Online Piracy Act (SOPA) e a Protect IP Act (PIPA).
Há um ano, mais de 100.000 sites pelo mundo participaram de um protesto virtual massivo junto a sites como Google, Reddit, Wikipedia e outros. No lugar dos sites, telas negras e avisos solicitando aos usuários que escrevessem a seus representantes no Congresso norte-americano para evitar a censura na rede. O protesto teve seu êxito e conseguiu frear os abusos contidos nos projetos de lei.
Certamente, é uma boa data para comemorar a Liberdade na Internet, resgatando sempre esse momento histórico do mundo virtual que, por meio de ação conjunta, conseguiu impedir que leis que ameaçavam a liberdade não fossem adiante.
Recorde o que ocorreu em 18 de janeiro de 2012, no dia do apagão virtual:
Whenever you upload a photo to Flickr, you have got to describe it. If you are determined and you do enough advertising, you will be rewarded. However, there are some publishers who offer writing workshops.